Universal recebe ‘ajudinha’ do Governo Bolsonaro e lança novo canal
22/06/2021 às 23h30
A Igreja Universal do Reino de Deus admitiu que estreou um novo canal. A fim de lançar essa novidade, a igreja liderada por Edir Macedo, dono da Record, aproveitou oportunidade dada pelo governo Jair Bolsonaro.
O canal estreou no início de março. No dia 31 do mesmo mês, o chefe do Executivo assinou um decreto liberando emissoras comerciais da TV digital aberta a compartilharem sua programação com terceiros.
Antes de receber a ordem presidencial, essa modalidade de transmissão, conhecida como multiprogramação, só podia ser feita por canais consignados a órgãos e entidades integrantes dos poderes da União, como TV Brasil (EBC), TV Câmara, TV Senado e TV Justiça.
Através de informações reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo, a TV Templo ocupa 22 horas diárias de transmissões pela Rede Brasil, concessionária que é comandada pelo empresário Marcos Tolentino. Ela opera pelo canal aberto 10.1, na capital paulista, onde sua sede é localizada.
Em decorrência da pandemia do coronavírus, as emissoras abertas já tinham consciência de que o governo Bolsonaro autorizaria a multiprogramação em caráter temporário durante um ano.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Atualmente, alguns canais vendem espaço na sua grade de programação para transmitir programas religiosos, como é o caso da RedeTV! e da Band, além da própria Record, que exibe atrações da Universal.
A publicação relatou que a multiprogramação é um recurso em que permite um mesmo canal da TV digital consegue transmitir programações simultâneas. Sendo assim, cada TV pode veicular, ao mesmo tempo, no máximo quatro programações diferentes. Por isso, o canal da Universal consegue uma vaga na Rede Brasil. Contudo, o problema está na perda de qualidade da imagem.
Em seu site, a Igreja Universal do Reino de Deus anunciou em março: “Uma grande novidade está no ar”. “A programação apresentará também o poder de Deus na vida das inúmeras pessoas que passaram pelos encontros que ocorrem no Templo de Salomão”, completou a matéria, falando a respeito da construção bíblica que a denominação do bispo Edir Macedo ergueu em São Paulo.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.