Raphael Claus não esconde a verdade e revela vilão da arbitragem no Brasil: “Isso é ruim para o futebol”
16/06/2023 às 12h02
Um dos maiores árbitros do país concedeu uma entrevista e expos o que pensa atrapalhar um dos esportes mais queridos dos brasileiros
Rapahel Claus é um dos árbitros mais conhecidos do Brasil, inscrito no quadro da Fifa desde 2015. Em entrevista ao Flow Sport Club, nessa quinta-feira (15), o juiz de futebol conversou sobre assuntos polêmicos.
Em sua profissão o árbitro já apitou diversas partidas na América do Sul e também na Copa do Mundo. Apesar de gostar do que faz, Claus tem consciência que as pessoas criticam muito suas decisões e considera cultural essa atitude.
Durante a conversa, o juiz de futebol falou sobre diversos assuntos, principalmente do que acha que acaba prejudicando a condução da modalidade esportiva.
Entre elas, o árbitro citou a Central do Apito, programa que passava na Globo, que é chamada de mamãe por algumas pessoas.
LEIA TAMBÉM:
● Assista a jogos de basquete pelo celular e torça para seu time em qualquer lugar
● Após estreia de Cássio pelo Cruzeiro, torcida do Corinthians comenta: “Difícil”
● BOMBA aos Tricolores (06/06): James Rodríguez disputa Copa América sem saber se VOLTA ao São Paulo
+REDUÇÃO do valor do Gás de Cozinha é divulgado e surpreende inúmeras regiões do Brasil
Segundo o que pensa Raphael Claus, existem orientações a serem seguidas pelo profissional de arbitragem e alguns fatores atrapalham:
“É a orientação que vem da FIFA. Assim funciona com a Conmebol, no Paulistão… O árbitro não apita diferente, às vezes o jogo é diferente e tem fatores que atrapalham. Até quando a tinha a Central do Apito, por exemplo, atrapalhava um pouco”, começou.
Ele explicou que ali a pessoa não analisa o que o árbitro se baseou para tomar a decisão e acaba dando sua opinião pessoal.
“O comentarista não está avaliando o que o árbitro é orientado, ele está dando uma opinião pessoal. Isso é ruim. Pode até haver discordância, mas dizer sobre a orientação, senão fica uma fumaça. Você vai escutar uma coisa que não é a realidade”, explicou.
Ele finalizou dizendo que as vezes o que é dito numa transmissão ao vivo acaba distorcendo o que realmente aconteceu dentro de campo.
“Aliviou demais (acabar o quadro), porque essa informação ao vivo tem milhões de pessoas acompanhando. Em alguns casos, ele revia o lance e corrigia no programa, mas para milhares de espectadores. Às vezes o que é dito na transmissão chega no campo e distorce o jogo. Isso é ruim para o futebol, é uma ferramenta que atrapalha o jogo”, completou.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.