Nova SAF dá o que falar! Clube de destaque aprova novo formato e visa transformação completa

25/09/2023 às 20h10

Por: Hudson William
Clubes do Brasileirão (Foto: Reprodução/Internet)
Clubes do Brasileirão (Foto: Reprodução/Internet)

Saiba sobre a possível adesão de um grande clube ao novo formato da SAF, uma decisão que pode virar o jogo no futebol brasileiro.

O modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol) tem sido uma das pautas mais discutidas no cenário do futebol brasileiro nos últimos anos. Esse modelo tem potencial para reestruturar a saúde financeira dos clubes e, por consequência, permitir investimentos em jogadores e infraestrutura.

+ Demissão na mesa, só falta acertar ISSO: Sampaoli APRONTA de novo e Flamengo é pego de calças curtas com exigência

Nesse sentido, um dos exemplos notáveis dessa transformação é o Cruzeiro, que após adotar o modelo SAF, foi comprado pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

+ Futebol europeu pode tirar atleta de confiança de Renato Gaúcho do Grêmio

Além do Cruzeiro, outros clubes também seguiram essa tendência. O Botafogo, por exemplo, teve sua sociedade adquirida pelo empresário John Textor. O Vasco da Gama, por sua vez, fechou um contrato com a empresa 777. Entretanto, esse fenômeno não está restrito apenas aos times do eixo Rio-São Paulo. Santos e São Paulo também já entraram em debates sobre a conversão para SAF.

LEIA TAMBÉM:

Mas a novidade também atinge outros estados brasileiros. O Bahia e o Coritiba, clubes do Nordeste e Sul do país, respectivamente, já se transformaram em SAF e foram adquiridos. É interessante notar que essa transição tem mostrado resultados positivos para alguns clubes. Botafogo, por exemplo, atualmente lidera o Brasileirão, e o Cruzeiro retornou à Série A após três anos na Série B.

+ David Luiz deve ter destino inesperado e deixar o Flamengo rumo a outro clube

Clube toma decisão

Recentemente, o Fortaleza, um gigante do futebol nordestino, também resolveu embarcar nessa onda. A decisão de se tornar uma SAF foi aprovada em uma votação com seus sócios.

O treinador Juan Pablo Vojvoda (Foto: Mateus Lotif / Fortaleza)

O treinador Juan Pablo Vojvoda (Foto: Mateus Lotif / Fortaleza)

Embora ainda não exista uma proposta oficial para a compra do clube, o Fortaleza tem planos de manter o controle das atividades e patrimônio, similar ao que faz o Bayern de Munique na Alemanha. Isso significa que o clube continua com seus ativos e será remunerado pela SAF pelo uso do Centro de Treinamento e outras instalações.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.