Sinalizadores: CBF impõe regras no Brasileirão que vão afetar torcidas e clubes por atitudes na arquibancada
30/03/2023 às 10h25
A CBF está jogando duro com torcedores e seus sinalizadores; novas regras vão começar no Brasileirão
Um novo regulamento, que entrará em vigor a partir do Campeonato Brasileiro, vai mudar as grandes festas que acontecem nas arquibancadas dos estádios de futebol.
De acordo com prévias da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), tudo pode acontecer daqui pra frente e, portanto, surpreender a muitos que prestigiarão o Brasileirão.
+Bomba em Travessia – Guerra vira o diabo e se vinga de Ari da pior forma: “Canalha”
Os árbitros, por sua vez, serão orientados de uma maneira diferente do usual, e portanto, um protocolo de três estapas será seguido daqui por diante.
Por exemplo, a suspensão de uma partida poderá ocorrer, sem choro nem vela, se o uso de sinalizadores acontecer na arquibancada da partida.
LEIA TAMBÉM:
● Assista a jogos de basquete pelo celular e torça para seu time em qualquer lugar
● Após estreia de Cássio pelo Cruzeiro, torcida do Corinthians comenta: “Difícil”
● BOMBA aos Tricolores (06/06): James Rodríguez disputa Copa América sem saber se VOLTA ao São Paulo
Se os sinalizadores se fizerem presentes, uma punição severa ocorrerá, que será além de perda de pontos no torneio, clube e torcida serão punidos sem piedade no futebol.
Sabendo disso, o portal UOL Esportes, entrevistou dois advogados que trabalham com o mundo do futebol e o que eles disseram pode não ser nada bom para quem gosta de ultrapassar limites nas comemorações dentro do estádio.
“Há previsão no CBJD [Código Brasileiro de Justiça Desportiva] de pena de perda de pontos ao clube que impede o prosseguimento da partida, por qualquer forma.”, iniciou a advogada Fernanda Soares.
E continuou com base na Lei: “Há previsão expressa sobre essa pena ao clube se a suspensão da partida tiver sido causada pela torcida. Está no artigo 205.”, confirmou a advogada especialista no ramo.
Já o advogado especializado em direito desportivo, Vinícius Loureiro, não disse nada muito diferente da colega, mas esclareceu ainda mais sobre as punições que possam ocorrer após regras impostas pela CBF.
“Ainda que existe uma discussão se o artigo aplicável seria o 203 ou o 205 do CBJD, a diferença prática seria inexistente, uma vez que os Dois artigos possuem previsão de perda de pontos em favor do adversário por atos da torcida que impeçam a conclusão da partida, além de multa.”, explicou o advogado.
Vinícius Loureiro confirmou: “Infelizmente, a estrutura esportiva já provou que a punição aplicada aos clubes é a forma mais efetiva de impedir atitudes indesejadas por parte da torcida.”, afirmou o advogado do mundo do futebol ao portal UOL Esportes.
+Internacional: Lesionado, Gabriel já tem previsão dada a Mano Menezes para volta aos jogos
Por que o Brasil é o país do futebol?
O Brasil ganhou o título de ‘país do futebol’, por conta da paixão que o esporte despertou no brasileiro e a facilidade que fez ele se tornar parte da nossa cultura. A expressão ‘país do futebol’ é de origem britânica.
+Edu Guedes é dono de empresa gigante, que com certeza já chegou na sua casa e você não imaginava
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.