CBF escancara áudio do VAR que resultou na expulsão de Adryelson em jogo entre Botafogo x Palmeiras

02/11/2023 às 12h30

Por: Sandra Cotrim
CBF expõe áudio do VAR que resultou na expulsão de Adryelson (Foto: André Durão)
CBF expõe áudio do VAR que resultou na expulsão de Adryelson (Foto: André Durão)

Botafogo de Futebol e Regatas é uma agremiação poliesportiva brasileira, com sede no bairro homônimo ao clube, na cidade do Rio de Janeiro. Nascido da fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, o time se tornou um dos principais clubes do Brasil e conquistou milhões de torcedores. No entanto, agora, a instituição chamaou atenção após a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgar o áudio do VAR que resultou na expulsão de Adryelson na disputa com o Palmeiras.

Palmeiras age sem falar com ninguém e lidera acerto com 1º reforço oficial de Abel Ferreira para 2024

Para quem não acompanhou, a CBF expôs o áudio do diálogo da cabine do VAR com o árbitro Bráulio da Silva Machado no lance em que Adryelson foi expulso na derrota do Botafogo para o Verdão. O jogador dividiu uma bola com Breno Lopes na ponta e recebeu o cartão vermelho aos 25 minutos após revisão.

Luciano entra na mira de clube rival do São Paulo e notícia deixa Casares sem chão

Antes do diálogo entre os árbitros, a Confederação divulga um parecer sobre o lance. Nele, a entidade afirmou que “o VAR percebe a existência de uma possível infração por clara oportunidade de gol. Entende a existência das quatro considerações da regra para que fique caracterizado: distância da meta, direção da jogada, a possibilidade de manter ou obter a posse de bola e o número ou posição dos atletas no campo de jogo”.

LEIA TAMBÉM:

CBF expõe aúdio de expulsão entre jogo de futebol do Palmeiras e Botafogo (Foto: Getty Imagens)

CBF expõe aúdio de expulsão entre jogo de futebol do Palmeiras e Botafogo (Foto: Getty Imagens)

Everton Cebolinha vira alvo número 1 de gigante brasileiro e nome deixa torcida do Flamengo em pânico

Veja a transcrição da conversa entre o árbitro e os assistentes de vídeo, comandados por Rafael Traci:

Bruno Henrique é DESFALQUE confirmado no Flamengo por dois jogos e Tite enfrenta caos

VAR: Tá, a falta está confirmada. Não tem direção ainda, apesar de não ter mais defensor.

AVAR2: Traci, para mim tem configuração

VAR: Para mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio

AVAR2: O atleta mais próximo é um companheiro dele

VAR: Exatamente. Perfeito.

AVAR2: Para mim está muito claro.

VAR: Braulio, você deu cartão amarelo para o 34, né?

Braulio: Não, não.

VAR: Sugiro revisão para possível DOGSO.

VAR: Aí eu vou soltar na marca onde está a falta. Ele vai ter direção, não tem defensor…

Bráulio: Beleza, beleza. Direção, possibilidade de dominar a bola…

VAR: Distância e não tem defensores. Tem até um companheiro com ele.

Braúlio: Perfeito, ele está em divergência. Eu só não tinha claro para mim a direção, que para mim é claro. Estou voltando então…

VAR: Vou te mostrar a baixa agora.

Bráulio: Isso, ele atinge e depois segura.

Em seguida, alguém se dirige ao árbitro Bráulio da Silva Machado reclamando que o atleta de futebol do Palmeiras estava indo em direção ao Adryelson. O árbitro se dirige a pessoa e depois volta a falar com a cabine. Bráulio: “O que você está falando, irmão? A direção é para o gol, estava entrando na área. Estou voltando com o cartão vermelho. Tens a tática para fechar?”. Bráulio: “Ok, já pego a direção. O jogador tem até a possibilidade de passe. Falta e cartão. Estou retornando com tiro livre direto, e cartão vermelho para o 37 por DOGSO”. VAR: “34, Adryelson”.

Renato Gaúcho fala sobre vitórias do Grêmio e acaba com rival publicamente

É importante dizer que, a CBF compartilhou também a análise do lance em que foi marcado pênalti a favor no Botafogo aos 36 minutos do segundo tempo. A cabine do VAR concordou com a decisão de campo. Na cabine, o assistente de vídeo afirmou que “quem toca a bola é o 9 (Tiquinho Soares) e o 10 (Rony) dá o carrinho. Tem disputa, tá bom? Então, não tem cartão vermelho”.

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.