RIVAL? Taça desaparecida há quase 80 anos do Corinthians é achada por palmeirense em depósito de recicláveis

23/05/2023 às 11h59

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Taça perdida do Corinthians é achada por homem palmeirense em depósito de recicláveis (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Uma Taça do Corinthians, dada como perdida há quase 80 anos, foi encontrada por um palmeirense, rival direto do Timão, mas de bom coração, há mais de 300 km de distância do Parque São Jorge, em São Paulo.

+Preta Gil, lutando contra o câncer, faz triste desabafo do que passou, quimioterapia e sobre ficar caidinha

A taça do Corinthians é referente a vitória de um amistoso contra o Flamengo, datado de 1944. Achada por Ademir Batista Duarte, um torcedor do Palmeiras, o troféu estava em meio a um depósito de materiais reciclágias, na cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo.

+REFORÇO: Flamengo bate o martelo e decide negociar contratação de jogador que está na Europa

Taça perdida do Corinthians é encontrada (Foto: Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

Taça perdida do Corinthians é encontrada (Foto: Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

O palmeirense, em reportagem ao portal Globo Esporte, revelou como se deparou com a taça perdida do Timão: “Às vezes vem alguma coisa que é bom. Aí eu olhei e vi uma taça escrito ‘Corinthians x Flamengo’ dentro do bag. Peguei a taça e falei para minha filha. ‘Você viu isso aqui?’, e ela falou: ‘Eu vi e ia separar’. Aí eu falei: ‘É uma relíquia'”, relatou ele à reportagem.

LEIA TAMBÉM:

O troféu do Corinthians é a ‘Taça Major Aviador Anysio Botelho‘, nome de um militar do exército brasileiro, foi contemplada ao Clube devido a dois jogos entre o Timão e o Flamengo, que aconteceu no Pacaembu, no início dos anos 1940.

+Gardênia Cavalcanti recebe a cantora Marina Elali no programa Vem com a Gente

Naquela época, o Corinthians tinha a estratégia de usar o valor da bilheteria dos dois amistosos para contratar o zagueiro Domingos da Guia, que era do Flamengo, afirmou a apuração da matéria do site Globo Esporte.

O jogador, que era pai do famoso Ademir da Guia, que por acaso, foi considerado um dos maiores ídolos do rival do Timão, ou seja, do Palmeiras, foi comprado pelo Corinthians com a quantia dos amistosos levantadas. Naquela época, cerca de 300 mil cruzeiros, afirmou a reportagem do GE.

Senhor Ademir encontrou o troféu de amistoso do Timão e Flamengo de 1944 no depósito de recicláveis (Foto: Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

Senhor Ademir encontrou o troféu de amistoso do Timão e Flamengo de 1944 no depósito de recicláveis (Foto: Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

Quanto ao palmeirense que encontrou a taça perdida do time rival, ele acrescentou: “Meu nome é Ademir porque meu pai gostava muito dele [Ademir da Guia], somos todos palmeirenses. A taça do Corinthians veio cair no meu barracão, no barracão de um palmeirense.”, brincou o homem.

+A atitude corajosa de Dudu Camargo ao decidir sair de emissora, fechar com outra e ver vida mudar

O senhor Ademir até poderia vender a taça por quilo e ganhar R$ 30 reais por ela. Um amigo dele corinthiano chegou a oferecer R$ 5 mil pelo Troféu. Mas o homem foi coerente e devolveu a taça ao Corinthians, provando que pode sim existir paz entre as torcidas.

O senhor Ademir ainda garantiu que olhou nas câmeras do galpão de recicláveis e não encontrou quem teria abandonado a taça do Timão por lá. Como há grande fluxo de pessoas, não se sabe ao certo de onde o Troféu surgiu.

O Jogador Domingos da Guia, ex-Flamengo e que jogou pelo Timão; ele era pai do ídolo do Palmeiras, Ademir da Guia (Foto: Reprodução/ Internet)

O Jogador Domingos da Guia, ex-Flamengo e que jogou pelo Timão; ele era pai do ídolo do Palmeiras, Ademir da Guia (Foto: Reprodução/ Internet)

+EXTENSÃO: Maycon é contemplado com comunicado oficial da FIFA feito ao Corinthians

Para onde foi a Taça encontrada do Corinthians?

A Taça do Corinthians foi levada até o Museu do Corinthians, localizado na cidade de São Paulo, e o senhor Ademir foi recebido pelo historiador do Timão, Fernando Wanner.

“É uma grande honra receber essa taça. Simboliza um jogo tão importante na história do Corinthians, além do grandioso confronto com o rubro-negro carioca.”, afirmou o historiador do museu do Clube.

“Acho que o Domingos da Guia, da onde ele estiver, vai ficar muito feliz em ver essa taça que simboliza a contratação dele, porque ele é flamenguista, mas aprendeu a amar o Corinthians.”, destacou Fernando Wanner ao portal Globo Esporte.

Fernando Wanner, historiador do Museu do Corinthians, no dia  que recuperou a taça com um palmeirense (Foto:Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

Fernando Wanner, historiador do Museu do Corinthians, no dia que recuperou a taça com um palmeirense (Foto:Reprodução/ Fábio Júnior/ EPTV/ GE)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.