Zig Zag Arena: Por que a Globo não descarta logo como fez com outros fracassos?
16/11/2021 às 10h10
No domingo (14), o Zig Zag Arena entrou para a história da Globo como um dos poucos programas da emissora a ficar em quarto lugar na audiência, segundo dados prévios do Ibope. Contudo, a emissora não prevê retirar o game show do ar, diferente do que fez com outros fracassos, e o motivo é: dinheiro.
+Para beijar de verdade, Sophia Valverde deixa confinamento; entenda
O Zig Zag Arena custou caro e teve ações comerciais e merchandising vendidas e gravadas com os episódios, como Buscapé e Coca-Cola. Mesmo com a audiência ruim, a atração tem espaços vendidos até 30 de janeiro de 2022, data da exibição do último episódio. Zig Zag Arena não terá uma segunda temporada.
+MC Kevin: Polícia pede arquivamento do caso, após seis meses da morte do cantor; entenda
Para tirar o programa do ar, a Globo precisará pagar multa e fazer compensações financeiras para os anunciantes.
LEIA TAMBÉM:
● Mano Menezes deixa história no Corinthians para trás e se prepara para assinar novo contrato
● Com a ajuda de Travessia, Jogo da Discórdia faz BBB23 marcar recorde na Globo
● Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, quase desmaiou na Globo e motivo foi divulgado para o público
A Globo cumpre rigorosamente os compromissos comerciais. Nem o Se Joga (2019-2021) saiu do ar, mesmo perdendo diariamente para a Record.
Fracassos
Poucos programas da Globo ficaram pouco tempo no ar por falta de audiência. Os cinco mais famosos aconteceram entre 1990 e 2010, quando havia sérios problemas nos números registrados nos finais de semana na Globo.
Apresentado por Luiz Thunderbird nas tardes de sábado, o TVZona foi o primeiro fiasco. A atração era uma mistura musical e saiu do ar após o oitavo episódio, sem passar dos 10 pontos de média de ibope. Casa do Terror (1995), ficção que misturava terror e comédia só ficou no ar por dois episódios.
Norma foi o mais claro fiasco em 2009. O programa de Denise Fraga chegou a ficar em quarto lugar, perdendo para o SBT (Silvio Santos), RedeTV! (Pânico na TV) e Record (Gugu Liberato). só foi mantido no ar durante três domingos.
A mesma coisa aconteceu com o Batendo Ponto (2011) de Ingrid Guimarães, e foi tirado após sete episódios. O último fracasso foi Tomara Que Caia (2015), formato que misturava improviso e TV ao vivo. A atração saiu do ar após 16 episódios.
Autor(a):
Beatriz Castro
Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.