Cuidado!

Vítimas estão caindo em GOLPES aplicados pelo WhatsApp; Veja como AGIR com esta Ferramenta de empresa

23/08/2024 às 11h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Novos golpes aplicados pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Cuidado com essa fraude que está acontecendo pelo app de troca de mensagens

Todo cuidado é pouco quando se recebe mensagens suspeitas de números desconhecidos no aplicativo do WhatsApp. Alguns golpes que vem sendo aplicados envolvem o nome de renomadas empresas, como a Serasa, por exemplo.

O golpe que vem sendo aplicado por bandidos virtuais, alegam serem da Serasa, e informam a vítima, por mensagem de WhatsApp, de que ele está com o CPF negativado, deixando a pessoa do outro lado desesperada para limpar o nome.

Cuidado com os golpes aplicados via WhatsApp (Foto: Reprodução/ Internet)
Cuidado com os golpes aplicados via WhatsApp (Foto: Reprodução/ Internet)

Na mensagem de WhatsApp com fraude que leva o nome da Serasa, é encaminhado um link para acesso. Muitos acabam clicando nesse link querendo entender qual a dívida que negativou o CPF. Na verdade, o link direciona para um site fraudulento e com objetivo de roubar dados da vítima.

Consumidores brasileiros já tiveram grandes prejuízos financeiros por caírem nesse golpe inocentemente, pois os criminosos costumam ser convincentes e usarem até fotos do logo da Serasa e criarem sites que parecem verdadeiros.

A Serasa se posiciona sobre o assunto alertando que eles não encaminham qualquer tipo de mensagens para os inadimplentes. A empresa negativa o CPF do devedor e deixa em seu banco de dados para regularização futuro que tem que partir diretamente de quem tem a dívida.

LEIA TAMBÉM:

Não caia em fraudes e links pelo aplicativo de mensagens (Foto: Reprodução/ Internet)
Não caia em fraudes e links pelo aplicativo de mensagens (Foto: Reprodução/ Internet)

A Serasa não encaminha links, SMS, mensagens de WhatsApp, e-mails e nada do tipo sobre informações de negativação. Todos os dados dos credores dos débitos estão disponíveis ao seu CPF diante de uma consulta gratuita, que deve ser feita pelo interessado em site oficial e aplicativo da empresa.

A mensagem inclui um link para regularizar a situação, mas ao clicar, o usuário é direcionado para um site falso, criado para roubar dados pessoais e financeiros. Infelizmente, esse cenário já afetou muitos consumidores, causando prejuízos significativos.

Serasa e boleto falso (Foto: Reprodução / Internet)
Serasa e boleto falso (Foto: Reprodução / Internet)

Inclusive, os criminosos encaminham até boletos com código de barras para que as vítimas paguem o débito, que muitas vezes, nem existe. Para isso, a Serasa oferece uma ferramenta inovadora que confere se aquele boleto é real ou não.

Como sei que um boleto é real e não um golpe?

Para isso, a Serasa concede a ferramenta chamada de ‘Validador de Boletos’, que assegura se aquele boleto é real ou não diante de uma rápida consulta. A opção está disponibilizada no aplicativo oficial da empresa como uma ferramenta eficaz contra cair no golpe do boleto falso.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.