Empresas de telefonia móvel devem por fim em consumo zero de dados móveis ao app
O aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil, o famoso WhatsApp, ainda é um grande sucesso no mundo todo e acumula mais de 1 bilhão de usuários. Só que no nosso país deve acontecer algo que vai deixar os brasileiros muito chateados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grande problema não é diretamente do WhatsApp, mas vem das operadoras de telefonia móvel que vendem pacotes de dados móveis, que dão acesso à Internet e diversas redes sociais, dentre eles, o próprio app.
Mensagem de voz em texto no WhatsApp (Foto: Reprodução / Internet)
LEIA TAMBÉM!
Para quem costuma usar os dados móveis, quando está longe de uma rede Wi-Fi, o uso da Internet que dá acesso ao WhatsApp não será mais de ‘zero rating‘, ou seja, antes mandar mensagens pelo app não se consumia os dados de Internet, mas agora poderão consumir e perder a gratuidade do serviço.
+Luto: Jornal da Globo acaba de confirmar morte de músico amado, aos 71 anos, após luta contra o câncer
Em uma crise que existe entre as principais operadoras que dão acesso aos dados móveis, há uma discussão interna entre elas que vê o momento como uma chance de começar a cobrar pelo acesso ao WhatsApp e algumas outras redes sociais, a fim de gerar um lucro necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Grande VITÓRIA: Feriado PROLONGADO é confirmado semana que vem e você já pode vibrar e se preparar
As principais operadoras do Brasil costumam oferecer o uso do WhatsApp de maneira gratuita em seus planos, sejam os pré-pagos ou até os pós-pagos. Portanto, pode-se mandar mensagens de maneira ilimitada o dia todo sem consumir os dados móveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pessoas usando o WhatsApp (Foto: Reprodução / Internet)
Os custos operacionais para que isso aconteça, não estão sendo cobridos financeiramente, segundo algumas operadoras como a Tim, Claro e Vivo, que discutem novas regras que podem entrar em circulação nos próximos meses, dando fim ao ‘zero rating’, não somente ao WhatsApp, mas para TikTok, Twitter, Instagram e Facebook.
O que as operadoras alegam sobre fim do zero rating?
O presidente da Claro Brasil já se abriu sobre o fim do zero rating e declarou que o tipo de serviço oferecido foi um grande erro das operadoras no passado. Já a Tim disse que planos com zero-rating vão ser reduzidos nos próximos anos. Enquanto isso, a Vivo estuda alterar suas políticas sobre o zero rating.
Logos das operadoras TIm, Claro e Vivo, que discutem sobre fim de acesso ilimitados às redes sociais (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)