Você sabia? Motoristas de aplicativos têm direitos trabalhistas e você precisa saber quais
08/06/2023 às 16h00
As coisas ficaram bem complicadas para a população brasileira no final de maio. Isso porque a paralisação geral dos motoristas de aplicativo afetou grande parte dos trabalhadores. No entanto, é direito de todos ir atrás de seus direitos e melhores condições de trabalho, mas é importante ressaltar que esses profissionais fazem parte do MEI (Microempreendedor Individual).
Imposto de Renda sofre com golpe e prejuízo gigantesco assusta
Para quem não sabe, os motoristas de aplicativo também têm direito e isso é muito importante para a categoria que no ano passado, mais precisamente em outubro, tinha mais de 30 milhões de funcionários registrados, de acordo com os dados oficiais informados pela plataforma da Uber.
Notícia para pessoas que pagam aluguel vem à tona e população fica êxtase; veja detalhes
A profissão de ‘motorista de Uber’ se tornou popular em meio à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, sobretudo no ano de 2020. No entanto, há uma preocupação porque estes trabalhadores não têm nenhum tipo de vínculo empregatício com a empresa para a qual prestam serviços.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Anúncio sobre o Minha Casa, Minha Vida é feito e notícia deixa brasileiros inseguros
Com o objetivo de obter benefícios e também proteção para as pessoas que prestam serviço para a Uber, é necessário regularizar tudo. No Brasil, essa possibilidade é viável e é fornecida por meio do cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).
Quem utiliza o WhatsApp precisa saber sobre esse problema, que tem causado transtorno no aplicativo
MOTORISTAS DE APLICATIVO TÊM DIREITOS AO ABRIREM UM MEI
Aplicativos podem te ajudar a economizar na hora de abastacer; veja quais usar
Todos os meses, a pessoa registrada como MEI deve realizar um pagamento. Por meio dele, são assegurados os benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, etc. O valor da contribuição da pessoa que é MEI vai variar conforme o tipo de imposto que a pessoa deve pagar. Atualmente, esta contribuição não ultrapassa 72 reais.
Messi anuncia novo contrato com gigante do futebol após deixar o PSG
Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o microempreendedor individual ainda pode receber outros benefícios, como o por incapacidade temporária. Portanto, se sua fonte de renda principal é como motorista de Uber, esta pode ser uma saída para você ter direito a alguns benefícios importantes.
De olho no futuro, Leila Pereira se prepara para encher os bolsos do Palmeiras com bilhões
Ainda que muitos acreditem que esses empregos sejam vistos como informais, como os motoristas de app, incluindo, a Uber e o 99, eles não possuem um trabalho devidamente regulamentado ainda pela lei. E é por isso que todos eles devem, por obrigação, estar cientes de seus direitos.
Luxemburgo luta para conseguir resultado inédito no Corinthians e se concentra na Libertadores
Além dos motoristas da Uber e da 99, fazem parte da mesma situação os motoristas de apps de entrega, como o iFood e o Rappi. Mas não só essas, toda e qualquer plataforma que possui nenhum tipo de vínculo empregatício faz parte disso.
Abel Ferreira vê Flamengo passar na frente e conquista alvo precioso do Palmeiras
É importante ressaltar, que o cadastro para se tornar um MEI é feito pela internet e se trata de um procedimento totalmente gratuito.
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉