CUIDADO: Um novo vírus está roubando dinheiro por PIX de brasileiros; saiba como se prevenir

26/05/2023 às 10h45

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Criminosos virtuais estão atacando quem usa PIX (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Serviços gratuitos como o PIX, criado pelo Banco Central e com ausência de taxas bancárias, caiu no gosto do público, mas como alegria de brasileiro dura pouco, novos golpes surgiram e você precisa estar atento a este novo vírus aplicado por criminosos virtuais.

+Alerta GERAL: INSS faz comunicado sobre situação preocupante e aposentados e pensionistas têm que saber

As empresas especializadas cibersegurança já estão atentas ao novo vírus, chamado de PixPirate, que tem em seus principais alvos, as instituições bancárias brasileiras.

+FALÊNCIA: Grandes empresas consolidadas no mercado estão falindo e este é o motivo do que vem acontecendo

Ação criminosa virtual atinge usuários do PIX (Foto: Reprodução/ Ilustração/ Internet)

Ação criminosa virtual atinge usuários do PIX (Foto: Reprodução/ Ilustração/ Internet)

O novo vírus, que também pode ser chamado de um malware, foi descoberto em 2022 pela empresa italiana Cleafy, tem ganhado repercussão já que ela atinge, principalmente, as transações via PIX no Brasil.

O intitulado PixPirate funciona tal qual os vírus mais tradicionais da internet que foram detectado pela empresa especializada nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM:

Vale destacar que o malware engana muitos e estaria até disponível na PlayStore, a loja de aplicativos de celulares do Google, que é comum nos smartphones com sistema Android.

O PIX é uma das modalidades que estão sendo mais atacadas pelos criminosos do internet, mas o malware também pode aplicar outros golpes e fraudes em aplicativos de bancos.

Famosas empresas de vinhos estão falindo e vendendo tudo? Descubra AGORA toda a verdade

Novo vírus atinge PIX (Reprodução/Internet)

Novo vírus atinge PIX (Reprodução/Internet)

Para ficar claro, o malware não ataca diretamente o PIX em si, mas o Sistema Operacional do dispositivo eletrônico, ou seja, o PixPirate mapeia todos os app bancários instalados no seu celular, permitindo que os bandidos façam uma averiguação de seus dados, transferências, e apliquem golpes à distância.

Portanto, o vírus pode fazer uma transferência PIX sem o usuário estar a par da situação que vem acontecendo com frequência. Além disto, o PixPirate ainda detecta senhas, credenciais, interpecta SMS, simula comandos no seu aparelho e muito mais.

O novo vírus do PixPirate funciona de maneira bem similar ao vírus PixStealer, que foi descoberto em setembro de 2021, mas a única diferença é que ele se passa por um aplicativo autenticador, para muitos, visto como de confiança. Esteja sempre alerta!

+Acaba de ir à falência: Rede social famosa e amada no Brasil dá adeus e emite comunicado oficial

Usuários devem se atentar a dicas de segurança (Imagem: Reprodução)

Banco Central fará mudança para aumentar segurança do Pix (Imagem: Reprodução)

+REDUÇÃO: Carros populares devem chegar até a R$ 60 mil com iniciativa proposta pelo Governo

Como evitar o novo vírus do PIX no meu celular?

Para evitar o malware, evite baixar jogos e aplicativos que não sejam em lojas oficiais no seu celular, dê sempre preferência por sites seguros, usando o protocolo do “https” ou do cadeador verde na URL da página que acessar.

Além do mais, mantenha sempre seu sistema operacional do celular devidamente atualizado e evite compartilhar seus dados pessoais em sites e aplicativos que sejam duvidosos.

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.