Venda de atum enlatado é suspensa pela Anvisa pelo risco de contaminação

21/08/2023 às 17h32

Por: Bruno Silva
Atum enlatado (Imagem: Reprodução)
Atum enlatado (Imagem: Reprodução)

Atum de marca específica teve a sua venda suspensa pelo alto risco de contaminação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acabou proibindo a comercialização, distribuição e uso de um lote de atum ralado da empresa Cellier, depois de receber relatos de intoxicação alimentar. Além disso, a Anvisa ainda determinou que os produtos fossem recolhidos dos mercados no país.

A medida acabou sendo publicada no Diário Oficial da União na edição de sexta-feira (18). O lote foi fabricado em 8 de maio deste ano, com validade até 8 de maio de 2025. Em comunicado a Anvisa informou ter recebido relatos do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) em relação a um surto de sintomas de intoxicação alimentar por Histamina, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas.

+ Uber lança novidade para usuários e brasileiros comemoram comunicado; confira detalhes

Segundo o órgão, a contaminação do produto com histamina estava acima dos limites tolerados pela legislação sanitária, comprovada com exame laboratorial. A Anvisa ainda explicou que a substância pode ser formada depois da morte de pescado, quando existe condições erradas de manuseio e armazenamento.

Assim, a histamina não é eliminada com o tratamento térmico, como cozimento durante a fabricação do produto final. Neste caso, o atum enlatado. Dessa forma, os peixes podem ter níveis tóxicos na substância sem apresentar algum tipo de sinal.

LEIA TAMBÉM:

+ IPVA deve sofrer grandes mudanças e comunicado causa preocupação em motoristas

O consumo do produto pode gerar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca. Os consumidores deste produto pode ainda apresentar erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, coceira na pele e dor de cabeça. Os sintomas podem evoluir ainda para náuseas, vômito e diarreia.

Mas, os sintomas são leves e desaparecem em poucas horas. Em caso de idosos e pessoas com problemas de saúde, os sintomas podem ser mais graves.

Atum da Cellier teve sua venda suspendida pela Anvisa (Imagem: Reprodução)

Atum da Cellier teve sua venda suspendida pela Anvisa (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.