A borra de café é muito boa para o crescimento das plantas
Para quem ama plantas, sabe que a busca por métodos ecológicos e eficientes acaba sendo constante. E uma surpreendente aliada tem ganhado destaque no cenário, a borra de café. Muitos não sabem, porém, aquele resíduo que sobra depois do preparo do nosso café matinal esconde propriedades incríveis para o crescimento saudável das plantas.
Acontece que a borra do café é rica em oligoelementos essenciais para a saúde das plantas. Contendo nitrogênio, fósforo, magnésio e potássio, ela acaba atuando como um excelente complemento para a nutrição do solo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem falar que a textura fina permite uma mistura fácil com a terra, melhorando assim a sua aeração e estrutura. Use a borra de café como fertilizante é bem simples e eficaz. Você vai poder misturá-la direto ao solo ou ao composto, ou aplicá-la na base das plantas. Para melhores resultados, o recomendado é deixar a borra secar antes de usá-la. Então, armazene-a em um saco hermético na geladeira para preservar as suas propriedades.
A borra de café é bastante benéfica para plantas que prosperam em solos ligeiramente ácidos, como tomateiros, orquídeas e hortênsias. Sua acidez natural pode acabar realçando a cor das flores e frutos, além de estimular o crescimento robusto das plantas.
LEIA TAMBÉM!
Além de ser um excelente fertilizante, a borra de café ainda age como um repelente natural contra insetos, pulgões e outros parasitas. O seu aroma forte é desagradável para muitas pragas, protegendo suas plantas de maneira natural e segura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim sendo, optar pela borra de café como fertilizante não só beneficia as suas plantas, como também o meio ambiente. Ao reciclar esse resíduo, reduzimos o desperdício e evitamos o uso de fertilizantes químico, que podem ser prejudiciais à natureza e à saúde.
Plantas (Foto: Reprodução/ FreePik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
