Esse tipo de capacete tem o seu uso proibido
Como todo motociclista sabe, o uso do capacete é algo obrigatório durante o percurso com a motocicleta, tanto para o condutor como para o garupa, a ausência deste item pode trazer problemas, por está colocando a segurança em risco.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece as normas sobre as características que o capacete deve ter, e um modelo está chamando a atenção por ser proibido e gerar multa para quem usá-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ocorre pois o item de segurança precisa ser regulamentado pelo Inmetro e atender todas as exigências que garantam a proteção de quem está na moto. O objetivo do capacete é proteger a cabeça e reduzir os impactos gerados em um eventual acidente, também evitando impactos e contato de insetos, poeira, chuva e outros detritos com o rosto.
+ Atenção: Programa Minha Casa, Minha Vida anuncia novas modalidades; Entenda as mudanças
E toda essa proteção só é possível se o capacete for utilizado corretamente, afivelado e com todos os acessórios e complementos de acordo com a legislação de trânsito. O modelo que está em proibição é considerado ilegal pelo potencial de desviar a atenção do condutor, o seu uso é enquadrado como uma infração média, com aplicação de pontos e multas.
LEIA TAMBÉM!
QUAL MODELO É PROIBIDO?
A proibição vale para todos os capacetes que possuem sistema viva-voz integrado, ou seja, que permitem a conexão por Bluetooth com celulares e outros dispositivos para atender ligações, ouvir músicas, entre outras coisas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Descubra agora as diferença entre as cervejas: tradicionais, zero e low carb
Segundo especialistas em trânsito, o uso é proibido pelo fato de ser equiparado com a utilização de fones de ouvido, ou com o ato de usar o celular ao dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a atenção do condutor é desviada do trânsito, ele não consegue ouvir o ambiente ao seu redor e fica mais vulnerável a se envolver em acidentes. A situação fica pior se o volume estiver muito alto, pois, o sistema cognitivo foca mais em ouvir do que dirigir, o que acaba impedindo o motociclista de ouvir uma buzina, sirene ou apito.
Dessa forma, a utilização desse capacete é passível de multa por infração média, que resulta em cinco pontos na CNH e multa de 130,16 reais.
Este é o tipo de capacete proibido (Imagem: Reprodução)