Já não é mais novidade para ninguém que as coisas ficaram bem complicada economicamente para o brasileiros nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia. No entanto, embora a situação deva melhorar bastante nos próximos anos coma a ajuda do Governo Lula, inúmeras empresas tiveram falência decretada em 2023 e não conseguirem reverter isso. Já outras ficaram à beira do colapso, como decretou o apresentador do Jornal Hoje, César Tralli.
No início de dezembro de 2023, o comunicador abriu o Jornal Hoje ao vivo com uma notícia impactante sobre falência de gigante farmacêutica que causou uma verdadeira crise na saúde dos Estados Unidos. Tudo isso veio a tona com uma série da Netflix, que expôs o descaso e os problemas da saúde e das farmácias na venda de medicamentos no Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
César Tralli, do Jornal Hoje, fala sobre falência da Farmacêutica Purdue e choca telespectadores
Bomba! Anvisa age e comunica a retirada URGENTE de 2 marcas populares de todos os mercados
De acordo com Candice, jornalista correspondente em Nova York ao vivo com César Tralli, uma das maiores fabricantes de Opióides nos EUA, a Farmacêutica Purdue está no centro da crise que levou a discussão na Suprema Corte dos Estados Unidos.
A farmacêutica é acusada por dezenas de pessoas por ser a responsável pela onda de dependência de opióides que atingiu os Estados Unidos nos últimos anos. Ainda segundo o contratado da Globo, essa farmacêutica é acusada de fazer um marketing enganoso com a medicação OxyCountin, vendendo como um remédio seguro, quando, eles sabiam que o medicamento tinha uma alta capacidade de dependência naqueles que usavam.
LEIA TAMBÉM!
O apresentador do Jornal Hoje da Globo, César Tralli comentou sobre falência de famosa empresa (Foto: Reprodução/Globo)
Atenção! Alteração no FGTS é aprovada e confirmação de saque é feita pelo governo; veja
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda conforme as informações do jornalista da Globo, os processos começaram a aparecer em 2014, mas, envolve a dona da empresa que é uma das mais ricas famílias do país. Em 2019, para conseguir frear os processos contra a empresa, a farmacêutica entrou com um pedido de Falência.
“Isso conseguiu pausar os processos judiciais e colocou em pauta um acordo. Esse acordo envolveu 24 estados americanos, envolveram as famílias que perderam entes queridos por overdose. A farmacêutica quer pagar um valor de $ 6 bilhões de dólares e com isso se livrar desses processos 2600 processos judiciais. Dentro desse acordo, a empresa não pode mais ser processada. As famílias querem esse acordo porque precisam do dinheiro por conta de toda a questão que o vício envolveu a família. Mas, o departamento de justiça afirma que nenhum acordo retira os processos”, explicou César Tralli, âncora do Jornal Hoje, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em uma matéria da Gazeta do Povo, 109.680 overdoses fatais foram relatadas em 2023. Dessas mortes, 79.770 envolveram os opioides, substâncias químicas muito usadas pela medicina para tratar pacientes com dor aguda. A minissérie “Império da Dor”, que está disponível na plataforma Netflix, apresenta a origem da atual ‘epidemia’ dos opiáceos sintéticos nos EUA, um problema que começou ainda na década de 1990 e ganhou novas formas nos últimos anos.
Decisão da Justiça é exposta após decreto (Foto: Drew Angerer/ Getty Images)
Você sofre com o envelhecimento da pele? Faça esse tônico facial caseiro de apenas 4 ingredientes