R$ 1,5 bilhão: nova decisão de Lula impactará o Bolsa Família

Um bilhão e meio: nova decisão de Lula irá impactar os beneficiários do Bolsa Família

05/03/2024 às 22h54

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Lula toma nova decisão que impactará os beneficiários do Bolsa Família

O presidente Lula acabou anunciando uma nova medida para estimular e promover o empreendedorismo no país entre os beneficiários do Bolsa Família. Intitulado de Brasil Sem Fome, o programa destina um bilhão e meio em crédito para que as pessoas que recebem o auxílio possam abrir o seu próprio negócio.

A iniciativa visa a geração de renda e promoção da inclusão social no país. A estratégia para a disponibilização de crédito foi elaborada em conjunto por 4 ministérios e destaca o uso de Operações (FGO), com garantia do Tesouro Nacional.

O objetivo é captar 20 bilhões junto às instituições financeiras, a exemplo de bancos e agências de fomento federais e estaduais. O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi criado durante a pandemia e vai ser utilizado para viabilizar os empréstimos.

+ Idosos têm direitos imperdíveis confirmados pelo Governo e solicitação fica disponível; veja

O público alvo do programa, como foi destacado, serão os 56 milhões de beneficiários do Bolsa Família, que abrangem cerca de 60% dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

LEIA TAMBÉM:

A intenção é oferecer oportunidades de crescimento econômico e social para as pessoas, incentivando-as a se tornarem empreendedoras e criarem os seus próprios negócios. A medida busca fortalecer a dependência do auxílio financeiro e promover a autonomia financeira dessas famílias.

Governo Federal faz alerta para os brasileiros beneficiários do Bolsa Família (Foto Reprodução Internet)

Bolsa Família é um programa social do governo federal (Foto Reprodução Internet)

Os empréstimos do programa terão taxas de juros entre 4% e 8% ao ano, dependendo do tipo de negócio proposto pelos beneficiários. O prazo de pagamento também vai ser definido de acordo com o tipo de empreendimento, buscando oferecer condições específicas para que os empreendedores possam desenvolver os seus negócios de forma sustentável.

A intenção é estimular a criação e empresas e a geração de empregos impulsionando a economia local.

+ Top 10: as piores cervejas de todo o mundo; evite-as

Além das instituições financeiras aqui do Brasil, o governo busca parcerias com instituições financeiras internacionais, na busca de fortalecer o programa. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco dos Bries e o banco de desenvolvimento alemão KTW demonstram interesse em se associar a instituições nacionais para participar do programa.

As parcerias podem contribuir para ampliar o alcance e os recursos disponíveis para os empréstimos. A iniciativa do governo em oferecer crédito aos beneficiários do Bolsa Família para os mesmos abrirem os seus próprios negócios está alinhada com a missão de “tirar o Brasil do Mapa da Fome”, como afirmou o ministro Wellington Dias, responsável pelo desenvolvimento Social.

O objetivo é combater a pobreza no país. O programa busca capacitar as pessoas, oferecendo oportunidades para que as mesmas possam conquistar a sua independência financeira.

Lula quer lançar programa Brasil Sem Fome para beneficiários do Bolsa Família (Imagem: Reprodução)

Lula quer lançar programa Brasil Sem Fome para beneficiários do Bolsa Família (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.