Uber se pronuncia sobre veículos barrados em 2024 e reclamações, após motoristas deixarem de usar o ar-condicionado
30/12/2023 às 9h15
Uber se pronuncia sobre algumas reclamações de usuários e novidades do aplicativo em 2024
A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, através de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem usuários que precisam de viagens acessíveis e confiáveis.
A pessoa solicita um motorista parceiro, que o leva para o destino desejado. Vale destacar que a Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Porém, o maior número de reclamações da empresa em 2023 foi sobre o uso do ar-condicionado.
SAIBA MAIS! Anúncio sobre fim de cartões de crédito cai como uma bomba e Banco Central emite comunicado
Afinal, nos estados brasileiros não são todos os transportes públicos que oferecem ar-condicionado, além da praticidade de você pedir um carro que te deixe exatamente onde você deseja e te busque no seu local exato de embarque.
Os preços ficaram competitivos com a demanda mais alta e vários motoristas se tornaram parceiros da Uber. Porém, com a pandemia da Covid-19 em 2020, foi determinado que os carros de aplicativos passassem a trafegar com as janelas abertas e não mais com os vidros fechados.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Com isso, mesmo após o fim da pandemia, muitos motoristas não voltaram com as regras anteriores, justamente por causa dos gastos com a manutenção do carro e também o aumento do combustível, visto que o ar-condicionado desligado causa economia.
O fato virou um hábito nas cidades brasileiras, inclusive, nas que o calor é predominante em quase todas as épocas do ano, a exemplo do Rio de Janeiro.
Não são todos os motoristas que adotaram ficar sem o uso do ar-condicionado, muitos ainda usam a refrigeração tanto para o seu próprio bem-estar como a dos passageiros.
Alguns usam o argumento que a garantia da refrigeração é apenas para corridas Uber Comfort. Em outras categorias, o ar-condicionado só é ligado se o motorista parceiro quiser.
“Isso é um absurdo. Sabemos das dificuldades que os motoristas têm enfrentado, mas não existe em lugar algum que o serviço de Uber seria sem refrigeração. Ao contrário. Quem não lembra do conforto anunciado em 2015, quando a Uber chegava ao Brasil?”, reclamou à Coluna Mobilidade a professora Cláudia Maria Menezes.
“E a prática de não ligar a refrigeração é tão inadequada para o serviço prestado que muitos motoristas usam o ar. Ou ligam quando pedimos. Isso nem deveria estar acontecendo. Uber X, por exemplo, sempre foi um serviço ofertado com ar-condicionado. Ainda mais num País violento como o nosso. Andar com os vidros dos veículos abertos representa risco de assalto e furto”, pontuou ela.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Por meio de uma nota a Uber se manifestou em relação a polêmica que está concentrando um elevado número de reclamações de seus usuários, que estão insatisfeitos com os serviços oferecidos.
“O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens”, iniciou o comunicado.
“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar a viagem caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência ao final de cada viagem pode ser avaliada tanto pelo motorista como pelo usuário, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade”, afirmou a nota.
Portanto, os passageiros devem combinar previamente com o motorista, como já vem acontecendo. Porém, o fato é que mais cedo ou mais tarde, uma regra deverá ser imposta cravando se de fato, o serviço precisa oferecer o ar-condicionado na corrida ou não.
QUAIS SÃO OS CARROS QUE NÃO SERÃO MAIS ACEITOS EM 2024?
Outra novidade da empresa é que já foi divulgada a polêmica lista de carros que vão precisar deixar de rodar pelo aplicativo no próximo ano. Esse anúncio é feito anualmente e traz os modelos de automóveis que não vão ser mais aceitos nas categorias Black e Comfort.
De acordo com a empresa, a medida foi baseada em pesquisas junto aos usuários e tem como objetivo, aprimorar a experiência dos passageiros. As modalidades Black e Comfort são conhecidas por proporcionar ganhos mais altos aos motoristas parceiros, e vão ter novos critérios para a aceitação de veículos em 2024.
Uber Black:
- Land Rover Freelander;
- Mitsubishi Pajero TR4;
- Suzuki Grand Vitara;
- Suzuki Vitara;
- Ford Edge;
- Ford Focus;
- Territory;
- Toyota Corolla Fielder;
- Toyota Hilux;
- Audi RS 7;
- Citroën C4L;
- Citroën C5;
- Peugeot 2008;
- Peugeot 408;
- Peugeot 508;
- Renault Fluence;
- Caoa Chery Tiggo 3X;
- JAC Motors T6;
- Lifan X60;
- Honda CR-V;
Uber Comfort:
- Land Rover Freelander;
- Chevrolet Blazer;
- Cobalt;
- Chevrolet Joy Plus;
- Honda CR-V;
- Honda Fit;
- Ford Edge;
- Ford Fiesta sedã;
- Focus;
- Ka sedã;
- Territory;
- Lexus ES;
- Volkswagen Voyage;
- Porsche Cayman;
- Fiat Bravo;
- Fiat Doblo;
- Grand Siena;
- Idea;
- Linea;
- Siena;
- Siena Attractive;
- Citroën C4 Pallas;
- Citroën C5;
- Geely EC7;
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro;
- Caoa Chery Tiggo 8 Pro;
- JAC Motors J5;
- JAC Motors J6;
- iEV20;
- Lifan 530;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!