NOVIDADE

Excelente notícia aos CLTs: Aprovada nova forma para trabalhar menos tempo sem mudança no salário

14/09/2024 às 14h45

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Trabalhadores CLT (Foto: Reprodução / Mobills / Gov)

Uma mudança importante na legislação trabalhista do Brasil está prestes a se concretizar. O Senado aprovou uma nova lei que autoriza a redução da jornada de trabalho sem corte salarial

Aprovada nova forma para trabalhar menos tempo sem mudança no salário. Já imaginou se você passasse a ter 03 dias de folgas por semana? Essa premissa pode se tornar real para os trabalhadores brasileiros com a redução da carga horária de trabalho, mas isso dependerá se a sua empresa (quem trabalha via CLT) vai aderir ao projeto.

O Brasil será palco de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal, onde em 04 dias é possível receber o mesmo salário e manter a produtividade da empresa. Essa é uma iniciativa oriunda da organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que já executa testes em todo o mundo sobre a redução da carga horária e a brasileira Reconnect Happiness at Work.

A empresa que se interessar pelo programa poderá se inscrever através do formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para ter acesso à mentoria. A boa notícia é que não existe nenhum impedimento para a empresa aderir ao programa, ou seja, não existe pré-requisitos como mínimo de trabalhadores, por exemplo.

De acordo com informações do jornal O Globo, essa mentoria terá um custo para as empresas que toparem o desafio, que ainda não foi especificado. Porém, se engana que esse experimento acabará impactando na empresa. O intuito do projeto é totalmente ao contrário disso, ou seja, as empresas descobrirão uma forma de cuidar da saúde mental de seus trabalhadores e ainda não terão prejuízos em seus negócios.

MENOS TEMPO SEM MUDANÇA NO SALÁRIO?

Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade serão avaliados ao final do experimento de uma forma que contribuirá para a saúde dos dois lados: empregado e empregador.

LEIA TAMBÉM:

A universidade americana Boston College já destaca em uma metodologia da iniciativa que o resultado é positivo. Com isso, a expectativa é garantir que as empresas alcancem os resultados em quatro dias de trabalho e os trabalhadores brasileiros tenham folgas nos outros três dias da semana.

Nos Emirados Árabes, por exemplo, que foi o primeiro local no mundo a aderir o programa, o resultado foi positivo, assim como nos demais países que já testaram essa fórmula.

Caixa libera antecipação do 13º salário de até R$20 mil à trabalhadores (Imagem Reprodução Shutterstock)

Trabalhadores e empresas poderão comemorar (Foto: Reprodução / Shutterstock)

QUAIS AS VANTAGENS DESSA MUDANÇA PARA AS EMPRESAS E OS TRABALHADORES?

  • Com mais tempo livre, os trabalhadores poderão ter uma vida mais equilibrada, diminuindo o estresse e aumentando a satisfação pessoal;
  • Pesquisas apontam que uma jornada de trabalho menor pode aumentar a produtividade, já que os funcionários tendem a ser mais concentrados e engajados em suas tarefas;
  • Ao proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, as empresas podem reduzir faltas e afastamentos por doenças ligadas ao trabalho;
  • A chance de ter um horário de trabalho mais flexível pode atrair e manter talentos, tornando as empresas mais competitivas;
Maioria dos trabalhadores poderá receber PIX de mais de R$ 800 na conta (Foto: Reprodução/ FreePik)

Trabalhadores comemorando mais folgas sem mudança no salário (Foto: Reprodução / FreePik)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.