Valor total do lucro do FGTS teve uma queda significativa
Nesta última terça (11), a Caixa Econômica Federal (CEF), divulgou o valor total do lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Mas, o anúncio contrariou as expectativas dos trabalhadores, gerando assim, frustrações em relação ao benefício.
O lucro do FGTS, vale dizer, é criado a partir dos rendimentos do saldo na poupança trabalhista dos brasileiros. A correção ocorre uma vez ao ano, contemplando os titulares das contas sempre em meados de agosto. No ano de 2022, por exemplo, o rendimento líquido foi de 12,8 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E embora seja um montante expressivo, o valor representa uma queda significativa de 16,4% em relação ao valor estimado de 15,37 bilhões de reais. O resultado vai ser uma distribuição reduzida aos trabalhadores. O lucro do FGTS ficou 3,45% abaixo do ganho registrado no ano passado, que foi de 13,3 bilhões.
De acordo com um balanço realizado pelo Conselho Curador do FGTS, a queda no lucro é proveniente de uma reserva criada no intuito de suprir os prejuízos com operações de crédito para pessoas negativadas, que passou de 1,86 bilhão de reais para 4,59 bilhões, alta de 147%.
LEIA TAMBÉM!
Os números apresentados passarão por análise do Conselho Curador do FGTS no próximo dia 25 de julho. Agora, fica sob responsabilidade dos conselheiros estabelecer o resultado da distribuição do lucro do FGTS entre os trabalhadores cotistas.
Vale dizer que serão beneficiados apenas os trabalhadores com saldo em conta do Fundo de Garantia até o dia 31 de dezembro do ano passado. O valor total do rendimento pode ser de até 7% em relação ao exercício de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O colegiado atuará mediante duas alternativas, a de dividir o lucro em sua totalidade de 12,8 bilhões, ou apenas 99% do resultado, que seria 12,7 bilhões de reais, isso seguindo o modelo que foi adotado no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUEM PODE RECEBER O LUCRO DO FGTS? Tem direito a receber uma parte dos rendimentos do FGTS o trabalhador com saldo em conta até o dia 31 de dezembro de cada ano. Segundo levantamento feito pela Caixa, em 2022, cerca de 106,7 milhões de trabalhadores receberam alguma quantia. Mas, é importante se atentar às regras de saque.
O rendimento extra vai ser depositado em cada conta dos trabalhadores, mas, os pré-requisitos que permitem o saque são os mesmos da modalidade usual. Sendo assim, o beneficiário só pode retirar o valor em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, ou entrada na compra de uma residência própria.
O FGTS pode ser acessado pelo app ou notebook no site (Foto: Reprodução/ Internet)