Pesquisa revela o que 70% dos trabalhadores acham em relação ao fim do saque-aniversário
22/03/2024 às 0h46

Trabalhadores deram as suas opiniões em relação aos que eles acham em relação ao saque-aniversário
O saque-aniversário foi uma das modalidade que foi liberada pelo Governo Federal que possibilita a retirada antecipada dos recursos das contas do FGTS. Desde a sua criação, a modalidade sofre diversas críticas, visto que os trabalhadores que aderem a modalidade, perdem o direito ao seguro-desemprego em caso de demissão por justa causa.
Porém, duas pesquisas mostraram que 70% dos trabalhadores beneficiados pelo saque-aniversário não querem o fim da modalidade. Os estudos foram realizados com clientes da Zetta (associação de empresas de tecnologia que ofertam serviços financeiros digitais) e da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
+ Homem solteiro tem direito a receber o Bolsa Família? Tire essa dúvida agora mesmo
Ao todo, cerca de 6,5 mil trabalhadores foram consultados durante o levantamento. De acordo com as pesquisas realizadas, os trabalhadores preferem ter o direito a usar o valor do fundo quando for conveniente ao invés de deixar a quantia parada nas contas.
Em ambos os estudos, mais de 80% dos entrevistados desejam continuar com a liberdade de usar os valores depositados no FGTS da forme que bem acharem melhor. Já em relação aos empréstimos que usam o saque-aniversário como garantia, cerca de 90% dos trabalhadores afirmam que a possibilidade é um fator importante relacionado a modalidade.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Em pesquisa da ABBC, foram entrevistados o trabalhadores que contrataram os empréstimos mediante antecipação do saque-aniversário. De acordo com mais da metade dos entrevistados, referente a 54% do total, o empréstimo foi suficiente para atingir os objetivos financeiros dos trabalhadores.
Assim, 45$ dos consultados falaram que usaram os valores para arcar com dívidas atrasadas de contas básicas, como água e luz. Além disso, 85% dos que contrataram o saque-aniversário estavam negativados, usando a modalidade como a única linha de crédito acessível.
Vale dizer que as taxas de empréstimos com o FGTS são menores se comparado com outras modalidades. Ademais, 70% dos entrevistados concordam que o empréstimo acaba comprometendo a renda mensal, e que 86% pretendem contratar a modalidade de crédito novamente no futuro. Para finalizar, 47% dos entrevistados não sabiam sobre a possibilidade do fim do saque-aniversário. No total, a conclusão foi que 59% dos entrevistados não gostariam que a modalidade fosse extinta.

Saque-Aniversário do FGTS (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.