Tomate cai e cenoura aumenta quase 100% no preço; veja os produtos que encareceram no mercado
28/02/2024 às 17h31
Cenoura tem grande alta no seu preço e assusta brasileiros
Desde o começo do ano que a compra na feira para os brasileiros ficou mais cara. De acordo com o 2º Boletim do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), que foi divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o clima acabou influenciando nos preços cobrados pelas hortaliças e frutas nos primeiros meses de 2024.
Enquanto houve aumento considerável na cenoura, batata e alface, a cebola e o tomate tiveram uma queda nos preços. Para verificar as condições do mercado, a Conab considera as cinco hortaliças com maior venda nas principais Ceasas do país.
+ Dinheiro garantido e aposentadoria antecipada: Saiba como antecipar a aposentadoria do INSS
Dessa forma, são analisados os valores da batata, cenoura, cebola, tomate e alface. “As chuvas sobre as principais regiões produtoras ocasionaram o atraso do plantio, causaram impacto nos envios aos mercados em janeiro”, diz a estatal em relação aos altos preços registrados na venda das hortaliças.
Sendo assim, a cenoura teve uma alta média de 96,91% em todo o Brasil. Em Brasília, o aumento foi consideravelmente menor, chegando aos 38,89%.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Em relação ao alface, a média ponderada registrou uma leve alta de 6,28% em todas as Ceasas analisadas. Já no caso da batata, a média ponderada foi de 35,25%.
De acordo com o que foi informado pelo Boletim da Conab, a maior produção de batatas ocorre durante a safra das águas, que não sustentou a oferta necessária.
Já entre as frutas, a que mais aumentou foi a banana. A média ponderada da mesma ficou em 13,84%, sendo justificada pela entressafra da produção de banana-prata na Bahia e no Norte de Minas Gerais, que são os principais fornecedores aos supermercados brasileiros. Além da banana, a laranja e a maçã também ficaram mais caras.
BAIXA
+ Essa mistura caseira irá te livrar de vez da infestação de formigas na pia de sua cozinha
Apesar das altas, também tiveram baixas, a cebola, por exemplo, baixou de preço, regressando o movimento de alta que apresentou nos últimos meses de 2024. O tomate também caiu de preço, justificado pelo aumento na oferta do alimento.
Já no segmento das frutas, o mamão e a melancia também caíram em janeiro. Segundo a Conab, o aumento de oferta do mamão papaia e formosa influenciou na queda dos preços. Já em relação à melancia, teve uma menor demanda na região Centro-Sul brasileira devido ao tempo chuvoso. Assim, o preço do produto reduziu nos supermercados.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.