Tomar café ajuda a emagrecer e dá mais energia: Saiba quais são os efeitos da cafeína no corpo
09/03/2024 às 12h01
O café é capaz de mudar o ânimo de qualquer pessoa
O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Com sabores multifacetados e uma dose embutida de estimulação natural, o esse grão tem uma função mais profunda: ser um aliado no rumo à perda de peso e saúde otimizada.
De acordo com especialistas da renomada Harvard T.H. Chan School of Public Health, o café assume um lugar de destaque entre as bebidas saudáveis, ao lado do chá e da água.
SAIBA MAIS! Pronta para arrasar: 10 formas fáceis de deixar as sobrancelhas IMPECÁVEIS
A justificativa reside nos antioxidantes, minerais e, especialmente, na cafeína contida na bebida, substância que dá uma impulsão ao metabolismo e à queima de calorias.
Desse modo, conforme aponta o portal Rádio Jornal, o café atua como um coadjuvante no controle do apetite, inibindo a voracidade e consequentemente reduzindo a ingestão alimentar.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Porém, o verdadeiro segredo está em consumir o café natural, em acréscimos de açúcar, leite, creme ou outros elementos que elevam a contagem calórica e teor de gordura da bebida.
No processo de emagrecimento, muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que é certo comer e acabamos comendo pouco achando ser essa a solução.
Realmente, existem alguns alimentos que não devemos comer em grandes quantidades, mas o café puro não engorda, visto que uma xícara de café preto puro embala apenas 5 calorias, enquanto a adição de leite e açúcar pode elevar essa marca para mais de 100 calorias.
A cautela também deve pautar a quantidade de café ingerida, visto que o exagero de cafeína pode provocar efeitos colaterais como ansiedade, insônia, taquicardia e irritabilidade.
O indicado é de um consumo de 3 a 4 xícaras de café por dia, e não de forma diária, uma vez que o organismo pode criar uma tolerância à cafeína, comprometendo sua eficácia.
MAS AFINAL, BEBER CAFÉ EMAGRECE?
Entretanto, as expectativas de um emagrecimento contínuo demandam prudência. Enquanto a cafeína pode impulsionar a taxa metabólica e a queima de gordura a médio prazo, essa eficácia tende a enfraquecer com o tempo, de acordo com o estudo de Harvard.
Ainda assim, o a bebida pode se manter relevante ao reduzir o apetite e contribuir para a moderação alimentar. O fato é que a bebida não possui propriedade especial para eliminar a gordura corporal.
Vale destacar que, antes de adotar mudanças em sua dieta, como a adição de ingredientes ao café, é sempre aconselhável buscar orientação médica.
O caminho da perda de peso, com seus potenciais e armadilhas, se torna mais seguro e eficaz quando percorrido com a devida orientação. Uma dieta balanceada e atividades físicas também contribuem para um bom desempenho na queima daquela gordurinha localizada.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!