Você sabia? Esse tipo ‘popular’ de café pode estar acelerando o seu envelhecimento
25/10/2023 às 0h24
Um tipo de café em especial pode acelerar o seu envelhecimento
Você é dos que não dispensam uma boa xícara de café pela manhã? A bebida é amada por muitos brasileiros. Os seus benefícios para a saúde acabam sendo motivos suficientes para desfrutá-la.
Os estudos já demonstraram que o café pode ser um aliado no combate à perda de memória e até mesmo pode favorecer a saúde do intestino, graças ao seu efeito laxante, porém, o mesmo também contribui para o envelhecimento.
Antes de mergulhar de vez na cafeína, é muito importante lembrar que tudo deve ser consumido com moderação. E o café não é exceção, pois, o excesso da cafeína pode prejudicar e muito a concentração e o sono. Existe um limite que podemos ingerir para evitar os efeitos indesejados, mas, existe um tipo de café que merece a sua atenção.
+ Essas são as plantas que espantam os mosquitos de sua casa; confira
Você já ouviu falar do tipo de café que pode acelerar o envelhecimento? Isso não é novidade para você, pois, um estudo recente nos trouxe informações surpreendentes.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
E o café em questão trata-se do café instantâneo, popularmente conhecido como café solúvel. O mesmo pode ser prático e fácil de se preparar, e é ideal para pessoas com rotinas agitadas, porém, não é a melhor opção para a sua saúde.
Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido e divulgada recentemente, o café solúvel pode reduzir de quatro a cinco meses de vida a cada xícara. O estudo envolveu quase meio milhão de pessoas, homens e mulheres com idades entre 37 e 73 anos, que foram entrevistados sobre o seu estilo de vida, saúde e hábitos alimentares.
Os pesquisadores acabaram avaliando o consumo de café de 3 maneiras diferentes:
Ingestão total de café;
Ingestão de café instantâneo;
Ingestão de café filtrado.
Eles ainda acompanharam o tamanho dos telômeros dos participantes que são pequenas partes do DNA associadas ao envelhecimento. A redução dos telômeros está ligadas a diversas doenças da velhice, como a diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.
O resultado acabou surpreendendo, pois, cada xícara de café total resultou em uma perda de 0,12 anos de vida, o que equivale a cerca de dois meses. No caso do café solúvel, cada xícara da bebida reduziu 0,38 anos de vida, ou seja, de quatro a cinco meses.
Os cientistas suspeitam que o chumbo, mineral presente nesse tipo de café, pode influenciar esse efeito, assim como os aditivos a exemplo de cremes e aromatizantes, porém, essas razões ainda não foram conclusivas.
Os estudos anteriores indicam que o café solúvel está associado a doenças diversas:
Obesidade;
Alzheimer;
Câncer de mama;
Fragilidade em idosos.
Se você tem o hábito de beber café solúvel com regularidade, o ideal é considerar a substituição pelo café filtrado sempre que possível. O feito a partir dos grãos torrados e moídos não apresenta os efeitos prejudiciais à saúde que foram observados no café solúvel.
O café filtrado, por sua vez, contém compostos benéficos, como polifenóis, diterpenos e micronutrientes. A recomendação geral é não ultrapassar a quantidade de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente quatro xícaras pequenas.
Assim, você pode continuar desfrutando do seu café com tranquilidade, sabendo que está cuidando da sua saúde e, de quebra, ganhando alguns anos a mais de vida.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.