TikTok faz investimento milionário em uma das propagandas mais caras da Globo
12/06/2021 às 11h50
Na última quarta-feira (9), os telespectadores do Jornal Nacional foram surpreendidos com uma propaganda do TikTok, rede social que surgiu com foco no público jovem. O intervalo comercial do telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos é um dos mais valorizados da televisão brasileira, com um custo de R$1,7 milhão para expor uma mensagem de um minuto no mercado nacional.
O TikTok explicou que o contrato de “oferecimento” ao Jornal Nacional durará um mês. O acordo possui como principal objetivo “atrair e reter a atenção do consumidor, além de gerar conversas que transbordam os meios”.
A divulgação deu muito resultado, e a propaganda da rede social virou um dos assuntos mais comentados do Twitter na noite de quarta, com muitas contas compartilhando o vídeo da campanha no JN e com sites de notícias repercutindo a surpresa dos internautas.
“O patrocínio do Jornal Nacional faz parte de uma parceria que o TikTok firmou com a Globo, alinhada com a estratégia de estar próximo de programas com grande visibilidade e em formatos disruptivos”, informou outro trecho da nota da empresa.
O valor desse acordo é mantido em sigilo pelas empresas, porém, o contrato envolve uma série de ações comerciais que o TikTok e a Globo passaram a desenvolver neste ano. O comunicado diz:
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“Essa oportunidade de um mês [no Jornal Nacional] vem em linha com outras ações que o TikTok vem investindo, como o top de 5 [segundos] do futebol da Globo e nas Eliminatórias da Copa do Mundo na Globo e no SporTV, propriedades importantíssimas no nosso mercado. Para completar, a parceria, que contou com a participação da [agência] Publicis, responsável pela mídia do TikTok, terá ainda mais novidades como ações de merchandising e comerciais ao longo da programação”.
No ano de 2020, o TikTok começou a cota comercial mais cara do pacote de A Fazenda 12 e foi o principal patrocinador do reality show da Record. Para se destacar no programa, a empresa negociou uma cota que tinha valor de tabela de R$64,7 milhões.
Neste ano, os investimentos aumentaram. Além das ações do JN e das compras feitas nas transmissões esportivas da Globo, a rede nacional se tornou apoiadora do No Limite, de campeonatos de futebol e ainda aparecerá na nova temporada do MasterChef Brasil.
Criado sob medida para o público da Geração Z, os jovens que nasceram entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, o tem conquistado outros públicos e crescido bastante em números de usuários, além de ter se tornado uma verdadeira vitrine importante para marcas anunciantes.
A chinesa Bytedance, dona do aplicativo, deve abrir seu capital em breve, e negociações secundárias (antes da oferta das ações na Bolsa) avaliam a empresa em mais de US$250 bilhões (R$1,28 trilhão), segundo reportagem da Bloomberg.
Para continuar em alta em relação ao número de contas cadastradas ativas e se tornar ainda mais popular no Brasil, a estratégia do TikTok é fazer propagandas em TV aberta e no futebol. O investimento milionário do Jornal Nacional também faz parte desse pacote.
Confira abaixo quanto a Globo cobra de forma avulsa para veicular um anúncio para todo o país no intervalo do JN, de acordo com o tempo da propaganda:
- 10 segundos – R$383,5 mil
- 15 segundos – R$639,3 mil
- 30 segundos – R$852,4 mil
- 45 segundos – R$1,27 milhão
- 60 segundos – R$1,7 milhão
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.