Templo religioso de 260 milhões de Valdemiro Santiago é penhorado por dívida
17/05/2023 às 21h04
Valdemiro Santiago viu seu templo religioso de 260 milhões ser penhorado
O momento é bem delicado para o religioso Valdemiro Santiago. Acontece que ele encontra-se em meio a escândalos envolvendo uma dívida milionária e golpes em família.
A Justiça de São Paulo então, determinou a penhora do templo de 260 milhões da Igreja Mundial do Poder de Deus em Santo Amaro, São Paulo.
A decisão foi ligada a um processo no qual a igreja foi condenada a pagar cerca de 881 mil em aluguéis não pagos de um templo na cidade de Ubatuba, no litoral paulista. O imóvel de Santo Amaro encontra-se avaliado em 260 milhões, o mesmo foi inaugurado no ano de 2014 pelo apóstolo Valdemiro Santiago e é um dos maiores do Brasil, com 46,9 mil metros quadrados de área construída.
E com a crise financeira vivida pela igreja, o templo já encontra-se desocupado. A igreja não negou a dívida na defesa apresentada à Justiça, porém, declarou ser uma organização religiosa sem fins lucrativos que se mantém exclusivamente por meio de dízimos e doações.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Ainda disse que suas despesas consomem integralmente a renda e que, em razão de uma “dívida astronômica”, é alvo de mais de mil ações na Justiça. A ordem da penhora acabou sendo dada para tentar garantir o pagamento de cerca de 70 mil referente aos honorários do advogado que representou a professora no processo.
A Igreja Mundial do Poder de Deus, foi fundada no ano de 1998 por Valdemiro Santiago, a mesma costuma afirmar que é “público e notório” que está enfrentando dificuldades financeiras, “principalmente pelo longo período de pandemia”.
“Todas as igrejas do Brasil foram compelidas a fechar as portas”, afirmou à Justiça. “Sem a realização de atividades religiosas, houve uma drástica diminuição da arrecadação, uma vez que os fiéis restaram impedidos de frequentar os templos”.
+ Atenção: PicPay faz anúncio chocante e revela novidades que beneficiam usuários; veja tudo
O templo penhorado possui escritórios, apartamentos, auditório interno, salas de aulas e piscina, além de um terreno de 30 mil metros quadrados, com cerca de 57 mil metros de área construída e estacionamento coberto para mais de mil vagas para carros e motos.
Esse, vale dizer, é o segundo processo judicial em que a penhora do templo foi determinada. O imóvel já foi colocado à leilão em outros processos judiciais, porém, a igreja conseguiu suspender o procedimento de venda fazendo acordos com os credores.
E como a igreja não pode mais recorrer na justiça, a única ação legal possível é de questionar os cálculos da correção da dívida. Portanto, o templo poderá ser leiloado.
O valor de 260 milhões de reais foi estimado pela CJR Engenharia em um laudo imobiliário que foi encomendado pela própria igreja.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.