Inovação e modernidade nos pagamentos de catracas de ônibus
Já aconteceu de precisar pegar um ônibus e não ter dinheiro sacado na bolsa? Os problemas acabaram para os moradores desse município brasileiro que está aceitando pagamentos via PIX nas catracas. Essa mudança poderá ser implementada, em breve, em muitas regiões do Brasil na cobrança de tarifa.
Desde este mês de agosto de 2024, os usuários que usam a linha 160 – Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva) na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, podem pagar suas passagens de ônibus via PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A inovação teve testes realizados pela empresa São Judas Tadeu, que opera a linha de ônibus específica. Com os testes aprovados, a empresa teve a devida autorização do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
A modernização da forma que se pode pagar uma passagem de ônibus, em tempo real e através da transferência PIX, facilita exponencialmente o pagamento de tarifas cobradas na catraca dessa linha específica da RMR (Região Metropolitana de Recife).
O objetivo da modernização inovadora traz mais segurança e comodidade aos passageiros, bem como aos motoristas de ônibus. Há grandes expectativas que isso venha a acontecer futuramente em outras linhas da região, além de outras localidades do país.
LEIA TAMBÉM!
Vale destacar que a linha foi escolhida teste do pagamento por PIX pois utiliza de veículos rodoviários refrigerados e também por conta do perfil dos passageiros. Segundo a empresa, os usuários têm maior familiaridade com tecnologias digitais e também um maior poder aquisitivo.
Há previsão de que as tarifas pagas por PIX possam ser incluídas em outras duas linhas, dentre elas: 191 – Recife/Porto de Galinhas e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional). Inclusive, a empresa destaca que deseja expandir essa modalidade para todas as linhas da RMR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como pagar a tarifa de ônibus por PIX?
A empresa de transporte público metropolitano de Recife, criou um aplicativo próprio para pagamento das tarifas via PIX. Os passageiros devem baixar o app nas lojas virtuais e, ao iniciarem a viagem, o motorista ativa o pagamento por PIX lendo um QRCode dentro do ônibus. Basta escanear o código com o celular e fazer a transferência. O motorista recebe uma notificação no smartphone e libera a catraca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE