Síndrome do Final de Ano: veja o que é e como lidar com a avalanche de sentimentos típicos dessa época

27/11/2023 às 14h36

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Síndrome do Final de Ano: veja o que é e como lidar (Foto: Reprodução/Internet)

Mais um ano está chegando ao fim e com ele, muitos sentimentos vão ficando para trás, mas muitos outros também vão surgindo e ficando cada mais mais fortes, como o fenômeno reconhecido como ‘Síndrome do Final de Ano‘. Embora nem todo mundo tenha ouvido falar desse termo, ele refere-se ao aumento da ansiedade com a aproximação do fim de ano, e o Brasil registra cerca de 9,3% da população com esse transtorno.

Café que te deixa mais velho(a)? Veja quanto da sua vida ele pode reduzir em tempo recorde

Ainda que não seja um tema discutido com facilidade como deveria, a ansiedade é uma condição que afeta uma parcela significativa da população. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentados pelo Conselho Nacional de Saúde, indicam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população.

Colágeno bom e barato? Veja como deixar a sua pele jovem e saudável em pouco tempo

Como pe de se imaginar, a ansiedade tem tendência a se agravar mais no final de ano e isso não é por acaso. Segundo uma pesquisa da Isma-Brasil (International Stress Management Association – Brasil), o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% próximo a épocas festivas.

LEIA TAMBÉM:

Receita de creme MILAGROSO que acaba com a acne: veja como fazer loção de canela-de-velho

Por isso, para a Psicóloga Daniela Pelisson, terapeuta cognitivo comportamental com formação em transtorno de ansiedade pelo Hospital Albert Einstein, esse fator pode relacionar-se ao fato da cultura brasileira, em muitos aspectos, romantizar a ideia de que o final do ano deve ser um período mágico e associar o encerramento de ciclos a uma necessidade de vitória.

Antecipação do 13º salário de 2024 para aposentados e pensionistas do INSS? Veja como solicitar benefício

A profissional relata que nessa época os sentimentos de alegria e celebração se misturam com um conjunto de cobranças sobre o ano que se passou e sobre as expectativas sobre o ano que virá e que essa combinação de festividades e expectativas pode acentuar a ansiedade em algumas pessoas e aumentar os casos de estresse e depressão.

Nubank emite alerta nacional para que brasileiros não caiam em novo golpe de criminosos

As comparações com as celebrações idealizadas vistas na mídia social podem levar à sensação de insuficiência, reforçando a Síndrome do Final de Ano, caracterizada pela pressão significativa de recriar as festas retratadas em filmes e comerciais e atender às demandas sociais e familiares que se transformam em expectativas inatingíveis e não passam, o que de acordo com a psicóloga, é um fardo emocional.

O final do ano pode trazer inúmeros questionamentos e sentimentos, por isso é importante fica atento(a) (Foto: Reprodução/Internet)

O final do ano pode trazer inúmeros questionamentos e sentimentos, por isso é importante fica atento(a) (Foto: Reprodução/Internet)

COMO LIDAR COM A SÍNDROME DO FINAL DO ANO?

Atenção: bancos liberaram R$ 2000 para aposentados; veja se você tem direito a benefício especial

Daniela diz que é fundamental reconhecer que a realidade dificilmente coincide com as imagens idealizadas e que aceitar que os momentos imperfeitos também têm seu valor e que muitas coisas não dependem apenas do indivíduo são os primeiros passos. Assim como o hábito de ressaltar seus aspectos positivos, vitórias e acontecimentos ao longo do ano que foram bons, para aumentar a autoestima e despertar a sensação de contentamento e bem-estar.

Confirmado! Gusttavo Lima ‘deixa’ o mundo da música e choca ao dar passo para comprar gigante do futebol brasileiro

“As expectativas da família, com relação aos planos que deram certo ou não ao longo do ano, são apenas deles e isso não deve gerar mais frustração, culpa ou sensação de fracasso”, declarou a profissional da saúde. A melhor forma de lidar com isso, seguindo as recomendações, é avaliar o impacto na saúde mental ao participar de uma confraternização. Isso inclui trabalhar antes, seja para ignorar ou para não considerar as situações com a importância suficiente para estragar a comemoração.

De volta ao São Paulo, James Rodríguez tenta ganhar confiança de Dorival Júnior e espaço no clube

“Lidar com a ansiedade durante as festas de final de ano exige um conjunto de estratégias que funcionam para cada indivíduo. Não há uma abordagem única, nem uma receita milagrosa, é importante adaptar essas dicas às necessidades pessoais”, finalizou a psicóloga.

Walewska, jogadora de vôlei, descobriu que marido tinha filho fora do casamento 10 dias antes de morrer

É importante destacar que os sintomas da ansiedade podem variar amplamente de pessoa para pessoa, tornando-a uma condição complexa de se entender. No entanto, conforme Drauzio Varella, existe alguns sintomas mais comuns que você deve ficar atento(a).

SINTOMAS CAUSADOS PELA ANSIEDADE:

  • Inquietação;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tensão muscular;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Sudorese excessiva;
  • Dor de cabeça;
  • Alteração nos hábitos intestinais;
  • Náuseas;
  • Aperto no peito;
  • Dores musculares.

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.