Silvio Santos libera compra de campeonatos de futebol para o SBT, mas fica atento aos gastos
23/06/2021 às 8h38
Durante anos, o SBT não tinha forte atuação no cenário esportivo. Sem exibir campeonatos, a emissora se limitava a noticiar os acontecidos, mas sem exibição própria.
No entanto, o SBT surpreendeu e investiu pesado na compra dos direitos de exibição de importantes campeonatos de futebol.
Libertadores da América, Copa América, Champions League, Supercopa da Uefa e Europa League já estão garantidos pelo SBT, mas a emissora quer ainda mais, especialmente pelo retorno positivo na audiência.
Para 2022, a emissora de Silvio Santos definiu uma estratégia para a compra de direitos de transmissão, evitando gastar mais do que deveria.
Segundo o Notícias da TV, o valor liberado para negociação e compra dos direitos de exibição é definido pela alta direção do SBT com base em estudos do departamento comercial.
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O departamento comercial analisa o mercado, busca patrocinadores para a exibição e elabora um documento que diz se é viável ou não comprar os direitos. Caso não seja, o SBT desiste do negócio.
A decisão final da compra é dos gestores do SBT, com Silvio Santos, claro, sabendo de tudo. O patrão, inclusive, foi quem deu cartão verde para os investimentos no departamento esportivo do SBT.
No início de 2021, o SBT manteve o controle dos gastos na negociação dos direitos do Campeonato Carioca. Favorito na disputa, a emissora ofereceu R$ 16 milhões por duas temporadas, R$ 8 milhões por 2021 e mais R$ 8 milhões por 2022.
No entanto, pouco antes de selarem o acordo, a RecordTV ofereceu R$ 26 milhões pelas duas temporadas negociadas com o SBT.
Mesmo com a chance de fazer uma contraproposta e levar os direitos, o valor definido pelo departamento comercial era de R$ 16 milhões e o SBT decidiu não seguir a diante.
Autor(a):
Marcos Paulo
Jornalista e repórter com mais de 5 anos de experiência com reportagens e coberturas do mundo do entretenimento.