O mês de setembro marca o início de uma série de períodos de descanso que beneficiam os trabalhadores brasileiros. O feriado referente ao Dia da Independência do Brasil, que celebra os 201 anos desse evento histórico do país, é o primeiro de uma sequência de cinco pausas planejadas para o final deste ano, principalmente nas quintas-feiras.
Contudo, o número de períodos de folga pode variar dependendo da região, pois, além dos feriados nacionais, existem feriados municipais e estaduais. Nessas situações, cidades e estados realizam suas próprias celebrações, e a quantidade de dias de folga pode aumentar de acordo com as políticas das empresas em relação aos pontos facultativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dia da Independência do Brasil inicia essa série de feriados. Os trabalhadores terão a oportunidade de descansar, viajar ou assistir aos desfiles no dia 7 de setembro, que é uma quinta-feira. Vale mencionar que as agências bancárias não estarão abertas e outros estabelecimentos terão seus horários de funcionamento alterados.
Setembro faz trabalhadores fazerem a festa
Imagem ilustrativa do feriado de Dia da Independência do Brasil, que acontece nesta quinta-feira, 07 de setembro de 2023 (Foto: Reprodução/ Montagem/ Brasil Escola/ UOL)
LEIA TAMBÉM!
O desfile cívico de 7 de setembro está programado para começar às 9h, sob o tema “Democracia, Soberania e União”, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estima-se que cerca de 30 mil pessoas participarão das comemorações, conforme previsto pela Secretaria de Comunicação Social.
Após o feriado de 7 de setembro, os trabalhadores terão a oportunidade de desfrutar de um período de descanso no dia 12 de outubro, quando o país celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, que cai na segunda quinta-feira do mês. Além disso, essa data é conhecida como o Dia das Crianças e é marcada por ofertas e promoções, algumas das quais serão apresentadas pelo portal Seu Crédito Digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sequência, outros dois feriados ocorrerão no mês de novembro: Finados, no dia 2, que será uma quinta-feira, e a Proclamação da República, no dia 15, que será uma quarta-feira.
Por fim, a última pausa nacional ocorrerá no dia 25 de dezembro, que é o Natal e cai em uma segunda-feira. É importante destacar que o dia 31 de dezembro não é considerado um feriado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE