Serasa detalhou como que funciona depois que uma dívida existe há mais de 5 anos
Qualquer pessoa está propícia a em meio a dificuldades acabar se endividando. Porém, muitas estão em uma dívida e não consegue mais quitar e a mesma fica acumulando anos e anos.
E o que muitos questionam é: O que acontece com uma dívida depois que ela completa cinco anos? A resposta é simples, ela caduca e perda a validade. Dessa forma, o nome do devedor deixa de constar como sujo no Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E depois que a dívida não é cobrada na Justiça após o prazo, o consumidor não é obrigado a pagar. Dessa forma, após 5 anos, a dívida não pode mais ser cobrada na Justiça, protestada em cartório ou cadastrada no SPC/Serasa.
Seja qualquer dívida que esteja no SPC/Serasa, depois que passa o período de 5 anos, não podem influenciar no score de crédito ou limitar o crédito do consumidor.
LEIA TAMBÉM!
Uma outra dúvida é em relação a quando uma dívida prescreve, se ela pode ou não ser cobrada. Bem, as dívidas prescritas não podem ser cobradas, pelos órgãos de proteção ao crédito, porém, elas ainda podem ser cobradas pelas empresas, porém, de forma extrajudicial.
Isso quer dizer que a dívida pode ser paga de forma amigável ou extrajudicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se deve pagar uma dívida prescrita? Não, o consumidor não é obrigado a pagar uma dívida prescrita, porém, é importante considerar que o pagamento da dívida pode acabar evitando problemas no futuro, como restrição ao crédito ou cobranças.
Assim sendo, a melhor saída acaba sendo pagar as dívidas, independente delas caducarem ou prescreverem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ RG digital: saiba como conseguir a nova versão lançada pelo governo federal
A MELHOR SAÍDA
É direito de qualquer pessoa inadimplente, recorrer a uma renegociação e segundo o Serasa, “a iniciativa de negociação pode partir tanto do credor como do devedor”.
O que isso significa? Que o devedor não precisa aguardar a empresa procurar ele para fazer uma renegociação, a pessoa mesmo pode propor uma forma de pagamento.
E uma dica: Quando o consumidor renegocia a sua própria dívida, ele acaba tendo condições mais favoráveis. É possível obter descontos, mais prazo para pagar, entre outros benefícios.
E um alerta: Pessoas endividadas não podem ser cobradas de maneira abusiva, como ligações insistentes, frequentes e em horário inconvenientes. E não é permitido contatar familiares do devedor ou pessoas próximas para cobrar a dívida.
Serasa faz alerta a devedores (Imagem: Reprodução)