Sob ameaça: Serasa faz comunicado importante às pessoas que são MEI e podem perder dinheiro
15/06/2023 às 9h10
Os Microempreendedores Individuais receberam um aviso muito importante à respeito de um pagamento destinado à eles
O Serasa decidiu chamar atenção dos brasileiros que possuem inscrição como MEI. Ao todo no país, são cerca de 14 milhões de pessoas inscritas nessa categoria.
+Ex-participante do MasterChef é acusado de 43 crimes sexuais envolvendo crianças
O comunicado feito pela empresa tem como objetivo alertar os microempreendedores sobre o bloqueio do CPF por não cumprir as obrigações exigidas à categoria.
Um levantamento realizado em março de 2023 indicou que dos 98 milhões de pessoas que possuem algum tipo de trabalho remunerado, cerva 14 milhões são MEI.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Os inscritos nessa categoria tem a obrigação de pagar um documento específico: Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), que reúne os impostos devidos pelo empresário.
A falta de cumprir essa obrigação acaba gerando uma grande dor de cabeça aos prestadores de serviço e o nome dessas pessoas pode ficar sujo no Serasa.
O que é o DAS?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é um boleto pago pelo MEI que permite a Receita Federal a receber valores referente à operação financeira.
Recentemente o valor da guia sofreu uma alteração. o que acabou gerando uma dificuldade dos Microempreendedores de pagá-la. O Das agora, pode custar entre R$77,00 à R$164,00.
Uma pesquisa revelou que cerca de 40% dos MEI estão devendo o pagamento da DAS, o que pode gerar o cancelamento do CNPJ e as dívidas são transferidas para o CPF da pessoa.
Caso você tenha MEI e queira gerar o pagamento de sua guia, basta acessar o portal GOV.BR.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.