Boleto falso está sendo enviado para milhares de brasileiros
A Serasa é uma empresa privada e se consolidou como referência em análises e informações para decisões de crédito. Em resumo, é uma repartição de crédito que conta com dados enviados por lojas, bancos e instituições financeiras.
Quando o cliente está com o nome sujo, ele acaba sendo identificado no banco de dados do Serasa e com isso tem acesso limitado ao crédito, complicando ainda mais a vida financeira do devedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! 14º salário do INSS deixa aposentados e pensionistas em polvorosa: Saiba todos os detalhes
Acontece que estar com o nome em restrição causa por si só uma dor de cabeça. Porém, pior ainda quando você pretende regularizar uma dívida e acaba caindo em um golpe.
Ocorre que a falta de acesso à educação financeira e o aumento de golpes têm se tornado questões preocupantes no Brasil. Muitas pessoas, mesmo com um orçamento apertado, acabam gastando seu dinheiro em vez de reservá-lo para emergências.
LEIA TAMBÉM!
Acontece que golpistas estão enviando ofertas mentirosas para os clientes afirmando que são propostas para que os mesmos possam voltar a ter acesso ao crédito, caso paguem determinado boleto com desconto generoso para limpar o nome.
Em resposta a essa situação, o Serasa Experian lançou uma nova ferramenta chamada “Fraudômetro”. Essa é a primeira ferramenta do tipo no Brasil, que contabiliza tentativas de golpes de identidade registradas pela empresa desde o início do ano de acordo com informações do portal Todo Dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, destacou a importância de ferramentas inteligentes para identificar fraudadores e prevenir perdas financeiras e danos à reputação.
O site oficial do “Fraudômetro” fornece informações detalhadas sobre como proteger-se contra golpes. Essa medida foi impactante por causa dos inúmeros golpes dos falsos boletos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS AS DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPE?
- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado e evite acreditar em mensagens ou e-mails suspeitos;
- Use senhas fortes em cartões, redes sociais e celular;
- Verifique a identidade de amigos e familiares antes de realizar transferências de dinheiro;
- Cadastre chaves PIX apenas em canais oficiais dos bancos;
- Não compartilhe senhas ou códigos com outras pessoas e evite anotá-las em locais visíveis;
- Tenha cuidado com links e arquivos compartilhados em mensagens e e-mails;
- Verifique periodicamente seu CPF para garantir que não tenha sido vítima de fraude;
Boleto Falso e símbolo do Serasa (Fotos: Reprodução / Internet)
