Serasa emite ALERTA para consumidores brasileiros com CPF negativado mesmo após prescrição de 5 anos
05/07/2024 às 8h30
Aos brasileiros que estão negativados com seu número de CPF no Serasa há mais de 5 anos, a empresa fez um alerta pertinente a estas pessoas sobre a situação e esclareceu algumas dúvidas que estes, com o ‘nome sujo’ no mercado, costumam ter no cotidiano. Então se você é um deles, é hora de saber desses esclarecimentos para não se prejudicarem ainda mais.
Os referidos consumidores que ainda estão nos registros de inadimplência da Serasa, devem se atentar a esse alerta da empresa de análise e detenções de crédito. Acontece que muitos brasileiros aguardam o prazo legal de 5 anos para as dívidas ‘caducarem’, mas mesmo assim, ainda estão registrados como devedores.
Com o CPF negativado na Serasa, isso implica na obtenção de crédito no mercado diante de instituições financeiras, sejam eles empréstimos pessoais, financiamentos e muito mais. É realmente uma situação que deixa muitos deles ‘presos’ de evoluírem na vida financeira diante da inadimplência registrada.
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Mas, é previsto na Lei, que há a prescrição das dívidas em aberto após o período de 5 anos. Acontece que não pára por aí. Segundo a Serasa, após o tempo permitido, acaba a possbilidade de uma cobrança judicial e a dívida expira, conforme o Código Civil Brasileiro.
No entanto, a dívida em si que ‘caducou’ não é cancelada automaticamente dos registros do Serasa, mas ela deve ser removida caso não houverem cobranças ativas durante esse tempo de 5 anos. Ou seja, ninguém pode te cobrar após 5 anos por uma dívida antiga, mas sim, durante o período permitido pela Lei.
A Serasa destaca a importância do consumidor com CPF negativado em reconhecer a dívida que tem e realizar os pagamentos necessários. O grande porém é que, após os 5 anos, se o devedor reconhecer a dívida ou pagar parcialmente ela, o prazo de prescrição poderá manter o registro ativo.
A Serasa recomenda que os consumidores evitem começar a pagar algo já prescrito para que não passem pela reincidência do prazo e nova contagem, além de aconselhar que se faça as consultas pertinentes sobre datas da contração dos débitos antes de fechar negócio. A consulta pode ser feita pelo portal oficial da empresa.
O que devo fazer para pedir a baixa de dívida prescrita?
O alerta da empresa de proteção ao crédito ainda informa que, ao ser identificada uma dívida prescrita e constando ainda ativa nos registros de negativação, o indicado é que se entre em contato com o credor ou com a instituição financeira para solicitar a baixa da dívida, formalizando isto por escrito e mantendo todo histórico de comunicação com a outra parte. É seu direito legal.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.