Semana terá GRANDE VITÓRIA para trabalhadores com carteira assinada
11/06/2023 às 22h00
Milhões de trabalhadores aguardam pagamento do abono salarial PIS/PASEP
O próximo pagamento do abono salarial PIS/PASEP, realizado pelo Governo Federal, está previsto para 15 de junho. Nesse período, terão direito ao benefício os trabalhadores do setor privado nascidos em setembro ou outubro e funcionários públicos com o número de inscrição terminado em 6 ou 7.
O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal para os beneficiários do PIS (empregados do setor privado) e pelo Banco do Brasil para os beneficiários do PASEP (servidores públicos).
+ Abel Ferreira causa revolta na torcida do São Paulo ao ‘intimidar’ Calleri
O valor do benefício pode chegar até R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo atual. O número total de trabalhadores que serão beneficiados neste mês ainda não foi divulgado pelo governo.
Cerca de 23 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial em 2023, de acordo com as previsões. Os pagamentos serão feitos até o mês de julho e os valores podem ser sacados até o dia 28 de dezembro.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
+ Flamengo já decretou! Diretoria aceita apelo de Sampaoli e argentino terá desejo atendido no RJ
Quem pode receber?
Os elegíveis para o PIS/PASEP são aqueles que tiveram uma renda mensal média de até dois salários mínimos em 2021 e que estão inscritos no PIS ou PASEP por pelo menos cinco anos.
Para os trabalhadores do setor privado, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, e as informações devem estar corretamente registradas pelo empregador.
O valor do benefício é proporcional ao tempo que o beneficiário esteve empregado com carteira assinada, sendo que cada mês trabalhado equivale a R$ 110. Períodos de trabalho de 15 dias ou mais são considerados como um mês completo.
+ CAIXA surpreende a TODOS com a nova mudança na conta poupança
No entanto, alguns grupos não têm direito ao abono, como trabalhadores domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoas físicas, empregados por pessoas físicas equiparadas a jurídicas, e trabalhadores urbanos empregados por pessoas físicas.
Como realizar a consulta?
Para consultar o abono salarial PIS/PASEP, os beneficiários podem utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD), ou os sites e canais de atendimento da Caixa e do Banco do Brasil.
O PIS e o NIS possuem o mesmo valor numérico, porém são atribuídos de maneiras diferentes. O NIS é uma identificação para todos os que têm direito a receber algum benefício social do Governo Federal, enquanto o PIS é registrado apenas para os indivíduos que trabalham com carteira assinada em empresas privadas.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.