Sem CNH: Detran escolhe tipos de veículos que NÃO necessitam mais da carteira
20/09/2024 às 19h30
Elétricos: No trânsito do Brasil, muitos consideram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) essencial para dirigir qualquer veículo. Contudo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atualizou recentemente a lista de veículos que podem ser operados sem CNH, surpreendendo a muitos.
Embora a maioria dos veículos ainda requeira habilitação, existem exceções notáveis que facilitam a mobilidade. As “cinquentinhas”, ciclomotores de até 50 cilindradas populares no trânsito urbano, não necessitam de CNH. Para pilotá-las, basta ter a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), uma alternativa simplificada e mais acessível.
Sem CNH
O Detran recomenda a ACC como opção para evitar a burocracia da CNH, adequada para maiores de 18 anos que buscam um meio de transporte prático.
Marcas como Shineray e Dafra disponibilizam vários modelos, tornando as cinquentinhas atraentes para quem deseja economia e agilidade no trânsito sem passar pelo processo completo de obtenção da CNH.
Os veículos elétricos, que estão ganhando popularidade, também apresentam novidades legislativas. Patinetes e bicicletas elétricas, por exemplo, não precisam de CNH se respeitarem os limites de velocidade e potência.
LEIA TAMBÉM:
● Golpe da multa falsa está enganando brasileiros! Saiba como evitar o prejuízo
● CNH aos idosos é a nova moda entre os brasileiros! Saiba as novidades bombásticas
● CNH de graça e 5 alertas urgentes aos motoristas chegam com tudo hoje (22/09)
Tais veículos são tendência nas metrópoles pela conveniência e sustentabilidade, ideais para deslocamentos curtos em áreas urbanas densas. Patinetes elétricos regulamentados para uso sem CNH não devem exceder 25 km/h, sendo uma opção eficiente e ecológica para mobilidade urbana.
Da mesma forma, bicicletas elétricas que não possuem acelerador e cuja velocidade não exceda 25 km/h também não requerem habilitação. Além das “cinquentinhas” e veículos elétricos, o Detran ressalta que triciclos e quadriciclos não necessitam de CNH, desde que respeitem os limites de potência e velocidade previstos na legislação.
Triciclos e quadriciclos ganham popularidade
Por exemplo, triciclos elétricos estão se tornando populares em certas áreas do Brasil, particularmente em zonas rurais e para o transporte de cargas leves.
O Detran revisa regularmente as normas para esses veículos, assegurando que seu uso seja seguro e conforme a lei. Isso expande as opções de transporte para aqueles que querem evitar os custos e o processo de obtenção da CNH.
Com a adição de ciclomotores, veículos elétricos e outros tipos, o tráfego no Brasil se torna mais acessível, possibilitando que um número maior de pessoas tenha acesso a meios de transporte.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.