O forno micro-ondas é um eletrodoméstico indispensável no dia a dia dentro de uma cozinha. O aparelho traz uma praticidade descomunal na hora de descongelar alimentos ou aquecer aqueles que estão frios por terem sido armazenados na geladeira. Mas é hora de praticar a segurança dele e aumentar a vida útil do mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então para que seu micro-ondas dure mais, é necessário colocar em prática alguns cuidados com esse forno moderno e aliado da rapidez dentro da cozinha desde agora. Leia nosso artigo e fique por dentro do que não fazer mais.
Nunca mais coloque esses objetos em cima do seu forno de micro-ondas (Foto: Reprodução/ FreePik)
LEIA TAMBÉM!
Desde já, não coloque mais nada em cima do seu micro-ondas, afinal de contas, a superfície do forno tem um aquecimento em suas laterais e na parte superior dele enquanto está sendo usado.
Com qualquer objeto ou enfeite em cima do micro-ondas, isso vai dissipar o calor do aparelho e pode levar até um perigoso superaquecimento dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse calor excessivo do forno de micro-ondas com qualquer coisa sob sua superfície, pode danificar o aparelho e até os objetos colocados em cima do mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O superaquecimento pode causar derretimento dos ítens e até distorções deles. Então preze pela sua segurança e da família evitando qualquer tipo de risco a sua integridade física e do seu eletrodoméstico.
Micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha (Imagem: Reprodução)
Nunca coloque em cima do micro-ondas ítens frágeis, desde vidro, porcelana, cerâmica. Além do dito superaquecimento e dispersão do calor, o abrir e fechar da porta do forno pode causar desiquilíbrio desses objetos, provocando quedas, danos e lesões no usuário próximo ao aparelho.
Seria bom evitar de colocar qualquer outro aparelho ou eletrodoméstico em cima do micro-ondas. Além do calor que emana e prejudica o ‘coleguinha’, esse peso adicional causa danos a estrutura dele e ainda pode provocar quedas com danos materiais e acidentes domésticos.
Elimine o costume de deixar um alimento em cima do micro-ondas enquanto outro está dentro em aquecimento, cozimento ou descongelamento. Esse peso na superfície provoca falta de ventilação e no superaquecimento do aparelho doméstico.
Micro-ondas com superaquecimento, tome cuidados pela segurança da família (Foto: Reprodução/ FreePik)
Quando foi criado o micro-ondas?
O eletrodoméstico só se popularizou no Brasil no início da década de 1990, mas foi criado em 1947 e tomou conta do mercado americano, sendo visto como um aparelho que traz segurança e rapidez na cozinha.