Novidade: Segurados do INSS são pegos de surpresa com novas regras de benefício; Confira
09/11/2023 às 10h18
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social serão afetados por mudanças das regras de um benefício que ajuda muitos brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão muito importante para muitos trabalhadores brasileiros, pois muitos deles, necessitam dos benefícios concedidos por eles, para o sustento da própria família.
+Apresentador Roberto Justus encerra tratamento contra o câncer na bexiga e recebe apoio dos fãs
Apesar de atender muitos segurados, a autarquia exige uma série de requisitos, que precisam ser cumpridos à risca para que o pagamento do auxílio/benefício seja liberado.
Dito isso, recentemente, um benefício que ajuda milhares de brasileiros sofreu alteração nas regras para concessão, por isso, os beneficiários devem estar atentos.
+Luta contra o REBAIXAMENTO: Ramón Diaz é SINCERÃO e SURPREENDE no Vasco ao declarar torcida à rival
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Novas regras
Uma nova portaria publicada esse mês no diário oficial estabeleceu novas regras sobre os beneficiários:
- A primeira delas diz respeito aos segurados afastados do trabalho por auxílio doença. As novidade é que eles podem retornar às atividades antes mesmo do fim do atestado, basta entrar em contato no telefone 135 ou comparecimento em alguma agência;
- A portaria ainda trata sobre a renovação automática do auxílio doença a cada 30 dias, a partir daí o segurado pode pedir a renovação quantas vezes forem necessário;
Essa prorrogação vai funcionar da seguinte forma: Pode ser feito em todas as agências da Previdência Social, antes só poderia acontecer em unidades com oferta de vaga para perícia; A prorrogação vai acontecer independentemente do tempo de espera para a perícia médica até mesmo quando o prazo for menos do que 30 dias, Renovação segue acontecendo quantas vezes o beneficiário solicitar.
O principal objetivo dessas alterações é dar mais tempo para os funcionários do INSS trabalhar em outros benefícios, pois além de ajudar os beneficiários com menos exigências, as filas da autarquia vão diminuir consideravelmente.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.