Atenção: Segurados do INSS podem perder os seus benefícios no próximo pente fino; Saiba o que acontece

25/09/2023 às 11h16

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Segurados do INSS podem perder o benefício em outro pente fino (Imagem Reprodução Internet)

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social precisam se atentar para não perder o benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão vinculado ao Governo Federal e ao Ministério do Trabalho e Previdência, desempenha um papel vital na administração das contribuições mensais dos trabalhadores, garantindo o funcionamento do Regime Geral da Previdência Social.

+Ex de Arthur Aguiar se revolta após ser acusada de armar gravidez: “Vai pra m*rda”

O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios aos segurados (Imagem Reprodução Internet)

O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios aos segurados (Imagem Reprodução Internet)

A Previdência Social é responsável por pagar uma variedade de benefícios aos segurados do INSS, incluindo pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, aposentadorias e outros benefícios essenciais.

Recentemente, foi anunciado que o INSS está iniciando um pente-fino em seus benefícios, o que pode resultar na suspensão de benefícios para diversos segurados.

Na última sexta-feira, 22 de setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta urgente, indicando que muitos cidadãos brasileiros podem ter seus benefícios cortados.

LEIA TAMBÉM:

Essa medida foi tomada em resposta a uma operação conduzida pelo governo federal com o objetivo de fiscalizar possíveis fraudes no recebimento dos benefícios.

+Excelente notícia para os brasileiros que recebem o Auxílio Gás do Governo Federal

Consequentemente, os segurados do INSS estão passando por uma avaliação rigorosa para determinar se têm ou não direito aos valores concedidos por aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O governo planeja realizar uma revisão minuciosa dos benefícios concedidos a milhões de brasileiros pelo INSS, a fim de identificar fraudes.

Entretanto, ainda não foi estabelecida uma data para o início dessas fiscalizações. Estima-se que essa análise mais detalhada dos pagamentos dos benefícios possa resultar em economias de até R$ 20 bilhões.

O levantamento para essa revisão foi conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Portanto, para evitar a perda dos benefícios, é fundamental que os segurados mantenham seus dados atualizados, especialmente aqueles relacionados a documentação médica, a fim de não haver dúvidas quanto à existência da deficiência ou incapacidade do trabalhador.

Segurados do INSS podem perder o benefício em outro pente fino (Imagem Reprodução Internet)

Segurados do INSS podem perder o benefício em outro pente fino (Imagem Reprodução Internet)

Documentação necessária para a revisão

Caso um beneficiário seja convocado para passar por essa revisão, será exigida a apresentação de exames de imagem, laudos médicos, registros de tratamento e receitas com prescrições médicas.

+Nubank lança a Caixinha: Uma solução inteligente para poupar e investir; Confira com funciona

Segundo especialistas em previdência, alguns grupos de segurados podem não ser convocados para a nova revisão do INSS. Entre eles estão os aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que completaram 60 anos de idade.

Além disso, aqueles que completaram 55 anos ou mais e passaram mais de 15 anos desde a data de concessão da aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença concedido antes da aposentadoria estão isentos do processo de revisão.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.