Segurados do INSS estão em pânico com recentes ações; Entenda

INSS está CANCELANDO sem piedade (06/08): Segurados estão em PÂNICO com recentes medidas; Entenda

06/08/2024 às 11h50

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Segurados do INSS em pânico com onda de cancelamentos de renda fixa (Fotos: Reprodução/ FDR/ Freepik/ Montagem)

Na última quinta-feira, 1ºde agosto, começou uma nova onda de ‘pente-fino’ no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sendo visto com um rigoroso processo de monitoração, revisão e apuração de indícios de irregularidades nos benefícios de inúmeros segurados.

Os principais alvos desse novo pente-fino é em relação ao auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) com mais de dois anos e também o Benefício de Prestação Continuada (BPC), podendo gerar uma onda de cancelamentos a milhares de segurados irregulares ou com cadastros fraudulentos.

Essa medida que é uma ação conjunta do INSS com os ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social, estão intensificando o pente-fino mais do que nunca, visando cessar os pagamentos indevidos e distribuídos de maneira ineficaz.

Pente-fino do INSS: Beneficiários serão revisados

Pente-fino do INSS: Beneficiários serão revisados (Foto: Reprodução/Internet)

A rigorosa revisão dos benefícios de centenas de segurados, sejam eles idosos aposentados, pensionistas, pessoas que recebem auxílio-doença ou até o BPC, estão muito preocupados com o cancelamento de suas rendas fixas. Claro que o INSS fornece o mecanismo de contestação em caso de bloqueio ou cancelamento.

De acordo com Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, a meta é atingir cerca de 800 mil verificações de beneficiários temporários antes do fim de 2024. Já o Ministério do Desenvolvimento Social informou que a revisão do BPC atingirá por volta de 1,254 milhão de casos.

Essa medida é uma ação promovida pelo Governo Federal para garantir equilíbrio dos recursos públicos, cumprindo o arcabouço fiscal previsto para o ano de 2025, ou sea, a economia que poderá ser gerada pelo cancelamento de pagamentos irregulares tem números significativos.

Revisão do BPC a idosos e PcDs é anunciada (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem Gustavo)

Revisão do BPC a idosos e PcDs é anunciada (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem Gustavo)

Até meados de maio de 2024, o INSS poupou R$ 750,8 milhões de reais diante de 37.325 benefícios cessados e 20.375 deles suspensos. A saber, o BPC atende mais de 6,02 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência (PcDs) de baixa renda.

O MDS identificou mais de 448 mil benefícios do BPC que não possuem a inscrição básica exigida no Cadastro Único (CadÚnico), e outros 806 mil com inscrição desatualizada há dois anos (48 meses) ou mais. Estes são critérios básicos para o benefício de prestação continuada, por isso da revisão.

O que devo fazer para não cair no pente-fino do INSS?

Antes que caia na malha-fina, os segurados do INSS devem manter todas as suas informações cadastrais devidamente atualizadas e que estejam a par dos critérios e requisitos básicos para que se obtenha a manutenção dos benefícios repassados pelo órgão.

LEIA TAMBÉM:

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.