O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com o intuito de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados e, talvez, você também tenha direito a esses programas, principalmente a um dinheiro esquecido para quem trabalhou de 1971 a 1988.
Se prepare! CNH revela mudanças de última hora e motoristas precisam correr
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dinheiro esquecido pode está disponível para saque
Bônus retroativo do FGTS fica disponível oficialmente; veja como você pode receber
Para quem não sabe, as Cotas PIS/PASEP são valores esquecidos nas contas do PIS e do Pasep, que foram acumulados por trabalhadores entre 1971 e 1988. Esses valores são destinados principalmente a trabalhadores de baixa renda, com salários que não excedam a média de dois salários mínimos no ano-base do pagamento.
Banco do Brasil é pego de surpresa com decreto final do STJ e terá que pagar indenização milionária
LEIA TAMBÉM!
Originalmente, esses valores seriam disponibilizados no ano seguinte ao ano-base. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, houve um adiamento nos pagamentos, e agora eles estão sendo efetuados referentes aos anos em atraso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como sacar dinheiro esquecido (Foto: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba como consultar o saldo do PIS/PASEP
Receita Federal pagará bolada na restituição do Imposto de Renda Pessoa Física
Para verificar o saldo das Cotas PIS/PASEP e solicitar o saque, existem diversos canais disponíveis. Os trabalhadores do setor privado podem utilizar o aplicativo do FGTS disponibilizado pela Caixa Econômica Federal ou comparecer a uma agência bancária para realizar a consulta e o saque.
Conheça o novo benefício do governo que pagará R$ 5.100 em uma única parcela; veja se você tem direito
Já os servidores públicos devem verificar o saldo e efetuar o saque por meio do Banco do Brasil (BB). No caso de falecimento do beneficiário, os herdeiros têm o direito de sacar as Cotas PIS/PASEP mediante a apresentação da documentação exigida no banco pertinente. Essa documentação inclui a carteira de trabalho, a certidão de óbito, documentos de identificação e o número do PIS/PASEP/NIS do falecido, entre outros.
Veja como sacar dinheiro esquecido do PIS/PASEP (Foto: Reprodução/PronaTEC)
Bolsa Família têm valores extras liberados! Governo revela decisão e surpreende beneficiários