Facilidade
Seu município teve estado de EMERGÊNCIA decretado? Veja como SOLICITAR o Saque Calamidade pelo app do FGTS
30/08/2024 às 9h30
Veja como fazer a solicitação do resgate de saldo do Fundo de Garantia por app oficial
Os trabalhadores brasileiros que tem saldo na conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão fazer a solicitação do Saque Calamidade caso residam em municípios afetados por desastres ecológicos adversos.
A Caixa Econômica Federal (CEF), visando facilitar a vida dos trabalhadores que moram em áreas com decreto de estado de emergência pela Defesa Civil, permite que a solicitação do Saque Calamidade, do FGTS, possa ser feita através de aplicativo oficial do Fundo de Garantia.
O app do FGTS permite que o trabalhador faça consultas do saldo que está sendo depositado pelo empregador. Normalmente, o resgate de saldo do Fundo de Garantia só é permitido em caso de demissão sem justa causa ou caso o cidadão adira a modalidade de saque-aniversário.
Em casos de desastres naturais em municípios, como aconteceu com abrangência no estado do Rio Grande do Sul, com o decreto confirmado e garantido de situação de calamidade pública ou emergência, o Saque Calamidade do FGTS pode ser solicitado. Sem sair de casa, ele pode ser pedido online.
Para fazer a solicitação do saque calamidade, basta acessar o aplicativo oficial do FGTS (disponível nas lojas virtuais para aparelhos de sistema Android e iOS) totalmente gratuito. Faça o login e senha, ou rápido cadastro. Selecione a opção ‘Meus Saques’ e em seguida escolha ‘Outras Situações de Saques’.
LEIA TAMBÉM:
● Trabalhadores estão perdendo dinheiro do FGTS com novo golpe! Veja como se proteger
● Lula ordenou que seja completo! Saque total do FGTS pode ser liberado e surpreende brasileiros
● Fim do saque-aniversário do FGTS pode estar próximo! Saiba o impacto dessa medida para os trabalhadores
Depois, clique na opção ‘Calamidade Pública’, concorde e aceite o procedimento de segurança indicado na tela, leia os termos e condições, além de encaminhas todos documentos necessários exigidos. Em seguida, clique em ‘Solicitar Saque’, informando o munícipio afetado que reside, o selecionando em uma lista.
Em seguida, digite o CEP e o número da residência, selecionando o tipo de comprovante de residência, opte pelo valor de resgate do FGTS, dependendo do saldo na conta, podendo ser liberado até R$ 6.220 de uma vez. Informe os dados da conta que deseja em que seja creditado o valor ou opte pelo saque presencial em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Atenção! Não deixe de encaminhar todos os documentos solicitados par ter direito ao saque calamidade, dentre eles, é necessário o comprovante de residência que tenha sido emitido até 120 dias antes do decreto de emergência na sua cidade, além do documento de identificação com foto, seja RG ou CNH, com uma foto segurando o referido documento.
Nunca deixe de verificar todos os dados informados, evitando possíveis erros de digitação ou inconsistência de dados para que o saque calamidade seja liberado o mais prontamente possível sem necessidade de revisão da Caixa Econômica. Garante que os anexos de documentos estejam legíveis.
Com tudo detalhado na sua solicitação, com dados, fotos, documentos legíveis anexados, é só confirmar no aplicativo do FGTS a solicitação do pedido de saque calamidade e aguardar a aprovação que será feita pela Caixa Econômica Federal, pois vai depender de uma análise. Se for aprovado o pedido, o dinheiro cai na conta indicada.
Vale ressaltar que o prazo para solicitar o saque calamidade é de até 90 dias após o decreto de estado de emergência pela Defesa Civil e publicação da portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Todos devem se atentar a estes prazos de entrada no aplicativo e os prazos permitidos a saques.
O que faço se o comprovante de residência está no nome de terceiro?
Caso vá fazer o pedido de saque calamidade e o comprovante de residência estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), por exemplo, é necessário também apresentar uma certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.