Fim do bloqueio de saldo pode acontecer em breve e decisão é sonho de muitos brasileiros
Uma grande novidade vinda do Governo Federal traz boas novas sobre a modalidade do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desta vez, o fim do bloqueio do saldo para quem usa esse módulo poderá ser decidido de uma vez por todas.
Todos os trabalhadores poderão ter a oportunidade de acesso imediato aos seus recursos do Fundo de Garantia, independentemente de qual seja o motivo da retirada, garantindo mais segurança financeira e total flexibilidade com seu saldo de direito trabalhista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, quer acabar com bloqueio do FGTS para quem faz saque-aniversário (Foto: Reprodução/ Senado/ MTE/ Montagem)
O saque-aniversário do FGTS teve sua criação em caráter emergencial em períodos da pandemia da Covid-19, em 2020, desde então, ele nunca caiu em desuso e se tornou muito popular, garantindo acesso a parte do saldo do Fundo de Garantia no mês de aniversário de cada titular anualmente.
Para quem costuma usar o saque-aniversário do FGTS sabe muito bem que existia uma restrição que impedia o saque em caso de demissão sem justa causa. Ou você optava pelo saque-aniversário ou pelo saque rescisão, não podendo ter direito aos dois ao mesmo tempo.
LEIA TAMBÉM!
Saque-aniversário do FGTS pode estar chegando ao fim (Foto: Reprodução/Internet)
Agora, quem faz o saque-aniversário terá direito ao saque rescisão, ou seja, não terá mais o saldo bloqueado no caso de demissão sem justa causa. Essa medida vinda do Governo Federal vai proporcionar que o trabalhador tenha acesso ao saldo em ambos os casos, tornando tudo mais flexível e tudo do jeito que eles sempre sonharam desde o início.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a eliminação do bloqueio do saque em caso de demissão sem justa causa, garante que o trabalhador tenha maior controle sobre seus próprios recursos em casos de emergência ou necessidade financeira. Anteriormente, quem optava pelo saque-aniversário e fosse demitido, só podia pegar a rescisão após dois anos e o saldo ficava bloqueado.
FGTS Saque-aniversário (Imagem Reprodução Revista financeira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho e gerida pela Caixa Econômica Federal (CEF).