Saiba qual o benefício do novo RG para idosos acima de 60 anos
12/04/2024 às 17h44
A emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (RG) começou em todo o país no início deste ano. O documento ainda não se tornou obrigatório, mas todos os brasileiros precisarão trocá-lo pela nova CIN. Inclusive, para idosos acima dos 60 anos, o novo RG possui um benefício enorme.
Governo bate o martelo e anuncio inesperado sobre novo RG é destinado aos idosos; confira
O novo documento de identidade já está sendo emitido gratuitamente em vários estados do país, independentemente de sua idade. Porém, para os idosos que têm mais de 60 anos, a CIN possui uma ótima vantagem. Isso porque o padrão nacional do documento foi adquirido no Brasil e todos os cidadãos terão de trocá-lo.
No entanto, vale lembrar que a troca não precisa ser realizada agora, o antigo RG ainda tem sua validade de 10 anos, então, até que essa validade seja ultrapassada, seu documento continua sendo válido em todos os lugares.
Benefício do novo RG para idosos acima de 60 anos:
A grande vantagem de emitir o novo documento de identidade é que os idosos, a partir de agora, não terão de renová-lo. Isso porque, em geral, o documento possui um prazo de validade, tendo que ser trocado depois do prazo estipulado. Porém, para as pessoas acima de 60 anos, a Carteira de Identificação Nacional é vitalícia.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Contudo, para as outras pessoas que não fazem parte desse grupo, os prazos de validade variam:
- De 0 a 12 anos incompletos: validade de cinco anos;
- De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indefinida.
Estados que estão emitindo a nova identidade:
Até fevereiro deste ano, 23 Estados, contando com o Distrito Federal, já estavam realizando a emissão do novo RG, sendo eles Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.