O modo avião é bastante utilizado
Porém, poucas pessoas sabem qual é a verdadeira função para o modo avião do celular e muita gente pode ter sido enganado a vida toda.
Muitas pessoas usam a função quando não querem receber mensagens ou ligações e acabam ativando a função para que ninguém consiga localizá-los, o que de fato é verdade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Reviravolta: Nova Lei do CPF atinge em cheio os brasileiros e você precisa saber o que mudará agora
Ativando esse função no celular, a operadora não consegue enviar o sinal, impossibilitando a chegada de mensagens e ligações.
Apesar de ser usada mais com esse propósito nos smartphones, o pedido essencial da função é sempre manifestada em voos pelos comissários de bordo.
LEIA TAMBÉM!
É que os profissionais sempre pedem que os passageiros ativem o modo avião em seus telefones. A razão comum dada é para impedir uma interferência nos equipamentos eletrônicos do avião.
Celular em modo avião (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O MOTIVO?
Porém, o motivo real para a utilização do modo avião durante o voo é bem diferente. É que ele tem como principal objetivo garantir a segurança da viagem.
Quando um avião decola, ele estará se movendo em uma grande velocidade e isso faz com que o dispositivo eletrônico conectado a uma torre de celular fique buscando insistentemente por uma rede para se conectar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse processo pode causar interferência nas comunicações entre a torre de celular e o equipamento de navegação, provocando falhas nos sistemas de comunicação e navegação.
Além disso, o uso do modo avião impede que os dispositivos eletrônicos provoquem interferência em outros equipamentos do avião.
Embora seja pouco comum, dispositivos eletrônicos sem fio podem atrapalhar no sistema de navegação e comunicação do avião, provocando problemas de segurança.
Modo avião (Foto: Reprodução / Internet)
QUAL A VERDADEIRA FUNÇÃO?
Portanto, o modo avião é uma medida de segurança fundamental durante o voo. Ao ativá-lo, o dispositivo eletrônico é desativado e deixa de enviar e receber sinais que possam interferir nos equipamentos do avião.
Essa é a razão pela qual os passageiros devem ativá-lo durante o voo, e não apenas para evitar interferências nas torres de celular ou para ficarem “fora de área”, como muitos dizem no ditado popular.