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Saiba quais celebridades receberam milhões para fazer propaganda para Bolsonaro

Saiba quais celebridades receberam milhões para fazer propaganda para Bolsonaro

Saiba quais celebridades receberam milhões para fazer propaganda para Bolsonaro Foto: Reprodução

O Governo de Jair Bolsonaro chegou a pagar pelo menos R$4,3 milhões para apresentadores de televisão, radialistas, influencers e uma dupla sertaneja para fazerem merchandising de seu governo. Os gastos da Secom, Secretaria de Comunicação Especial da Presidência, foram direcionados em 2019 e 2020 direto para emissoras que demonstram apoio ao presidente: Band, Record, SBT e RedeTV!.

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Os documentos que indicam o pagamento do “cachê” indicam na relação de notas fiscais da Secom entregues à CPI da Covid, em desenvolvimento no Senado, e foram analisados pelo Intercept.

Diferentemente da mídia que costuma receber ataques frequentes de Bolsonaro, as emissoras aliadas a ele, além de promoverem a atual gestão, recebem o político para entrevistas exclusivas. Em determinados casos, ele participa diretamente dos programas de apresentadores que fazem merchandising para seu governo, como Datena e Sikêra Jr..

Segundo o The Intercept, para a CPI da Covid, a Secom mandou 263 notas fiscais a respeito do “pagamento do cachê”, que juntas acumulam R$4.846.601,72. Entre esses documentos, o Intercept analisou 139 notas, que acumulam R$4,3 milhões. Valores ainda mais altos também chegaram a ser considerados e pagamentos para emissoras locais com valores menores foram desconsiderados. Nestas 263 notas a respeito do pagamento do “cachê”, não estão presentes a TV Globo e afiliadas. A emissora lidera as audiências no país e é um dos meios de comunicação que Bolsonaro frequentemente faz críticas e chama de “lixo”.

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No início da lista dos artistas que chegaram a receber o cachê estão Simone e Simaria. O governo de Bolsonaro pagou R$1 milhão para a dupla sertaneja, que vendeu sua imagem a fim de falar sobre o Combate à Violência Contra a Mulher.

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Ao todo, a Secom gastou R$1,7 milhão em celebridades para essa campanha. Os R$696 mil restantes foram divididos entre os apresentadores da Band (Datena e Cátia Fonseca), da Record (Ana Hickmann, Luiz Bacci e Ticiane Pinheiro), da RedeTV! (Nelson Rubens) e do SBT (Lívia Andrade).

Ainda segundo o The Intercept, entre esses pagamentos, foram direcionados R$746 mil para cachê das celebridades envolvidas na campanha a respeito do “cuidado precoce”, no qual orientou o uso de cloroquina e outras drogas sem efeitos comprovado s contra a Covid-19. Grande parte do valor dessa ação foi dividida entre influenciadores digitais, R$352,6 mil, e radialistas, R$247,2 mil. A grande quantidade de locutores de rádios locais estão distribuídas por todas as partes do Brasil. Desse modo, a mensagem foi enviada a públicos do interior, ouvintes de rádios locais.

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Saiba quais celebridades receberam milhões para fazer propaganda para Bolsonaro Foto: Reprodução

No mês de janeiro, a Agência Pública já havia divulgado que influenciadores digitais haviam sido contratados pelo Governo Bolsonaro na mesma campanha de “tratamento precoce”. Ao todo, celebridades do Instagram receberam R$23 mil do governo pelo merchan em seus perfis.

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.

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