Neste dia 7 de maio é marcado como o Dia Nacional de Luta contra Endometriose e, de acordo com o profissional da área de Ginecologia e Obstetrícia do AmorSaúde, Flávio Costa, os sinais mais visíveis desta doença são cólicas mais fortes, dores durante a relação sexual e a dificuldade para engravidar.
Saiba os sintomas da endometriose e seu tratamento adequado Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anitta faz revelação sobre endometriose: “Parece que a minha vida vai acabar”
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença acaba afetando uma a cada dez mulheres em todo o mundo, ou aproximadamente 190 milhões de pessoas que se encontram em idade reprodutiva.
“A endometriose não tem cura definitiva, mas os sintomas podem ser gerenciados com tratamento. O acompanhamento ginecológico inclui terapias hormonais, medicamentos para alívio da dor e, em alguns casos, cirurgia para remover os focos da endometriose”, afirma o profissional da saúde.
LEIA TAMBÉM!
Principais causas da Endometriose
Segundo Flávio Costa, ainda não existem estudos comprovados da causa exata da doença, porém, genética, hormônios e outros fatores ambientais também podem estar relacionados com a questão.
“Fatores genéticos, hormonais e ambientais podem desempenhar um papel. Então a doença pode ocorrer por predisposição genética, mas também pode ser adquirida. Existe uma hipótese muito aceita chamada menstruação reversa”, explica ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que, para que seja realizado o diagnóstico da doença, é necessário ir atrás de um ginecologista. A dor forte pode ser o principal sintoma para alertar a mulher a logo procurar uma ajuda médica. O diagnóstico pode ser feito com a combinação de história mais detalhada de cada paciente, realizando exames físicos e de imagem, tais como a ultrassonografia, ressonância nuclear magnética e, em outras situações, uma laparoscopia, como detalha o profissional de saúde.
Saiba os sintomas da endometriose e seu tratamento adequado Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a alimentação adequada e a prática de atividades físicas podem ser um fator importante para que a endometriose seja “amenizada” no corpo da mulher.
“Os hábitos alimentares e a prática de exercício físico podem impactar na doença. Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios tende a ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Além disso, certos alimentos podem ser evitados para minimizar os sintomas, enquanto outros devem ser incluídos para promover a saúde geral”, detalha Flávio Costa.
Atenção: Especialista aponta os motivos da distensão abdominal; Conheça as causas
Em relação a isso, alimentos como o açúcar refinado, ultraprocessados, carnes vermelhas, glúten e laticínios devem ser evitados, e produtos que possuem antioxidantes e anti-inflamatórios devem ser consumidos com mais frequência.
