Atenção consumidor: Saiba o que realmente acontece quando você coloca CPF na nota quando faz suas compras
31/05/2023 às 10h28
Descubra a verdade sobre o que acontece quando você pede para adicionar o número do seu documento ao realizar compras
Ao fazer compras, é comum ouvir da pessoa do caixa se o comprador deseja colocar o CPF na nota, você sabe o que isso pode gerar? Explicamos para você.
+Apresentador Pedro Bial quase perdeu sua vida em um assalto: “Cena de terror”
Os Estados da União fazem diversas campanhas para incentivarem os consumidores a pedir para que o comerciante inclua o número de seu documento na nota fiscal da compra.
Isso faz com que o Governo consiga ter uma noção de como o anda a circulação de bens e serviços no país, além de dificultar a sonegação de impostos.
Além disso, ter o hábito de colocar o CPF na nota pode trazer diversos benefícios para os consumidores, como desconto no IPVA, ou cashback do valor da compra, com a devolução do ICMS pago pelo produto.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Fora o desconto no imposto pago por ter um carro, em alguns lugares é possível ter desconto no valor do IPTU, uma grande vantagem para as pessoas, pois essa é uma grande carga financeira que as pessoas possuem todos os anos.
+EITA! Verdadeiro motivo para Dorival Júnior ter deixado o Flamengo é finalmente revelado
Outra vantagem de colocar o CPF da nota é, dependendo do estado, o consumidor pode concorrer à sorteios para ganhar prêmios, que podem ser inclusive em dinheiro, podendo chegar à R$1 milhão.
Essas medidas servem para as pessoas criarem o hábito de sempre pedir que o número do documento seja incluso na compra.
Mais uma vantagem do CPF na nota é que o consumidor demonstra ser um exímio pagador do mercado, fazendo com que os bancos o enxerguem como um bom pagador e libere créditos com mais facilidade para ele.
Importância
O Governo criou essa medida pois, além de movimentar o mercado, pode vigiar mais de perto os estabelecimentos, para evitar a sonegação fiscal, que é crime.
+Velho demais? Aos 36 anos, Cavani vira notícia nos bastidores do Flamengo e sodagem é confirmada
O consumidor também consegue ter ideia de se o local que ele está comprando possui boa índole, uma vez que ninguém pode se negar a colocar o CPF no cupom fiscal.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.