Muito se fala por aí dos benefícios de beber uma taça de vinho tinto todos os dias. Mas seria verdade que a bebida alcóolica faz bem para a saúde?
Alguns dizem que faz bem para o coração, outros, que ajuda na longevidade. A boa notícia é que isto não é nenhum mito, mas a mais pura verdade, de acordo com especialistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Atenção: Acaba de ser anunciada informação importante sobre o 13° salário e você precisa saber qual
Mas como se trata de uma bebida alcóolica, uma taça de vinho tinto todos os dias é recomendável, sempre que tomada com muita moderação e em meio a uma alimentação equilibrada.
De acordo com a nutricionista Luciana Fiorese Vignoli, ela destaca os benefícios do vinho tinto e recomenda com ressalvas:
LEIA TAMBÉM!
“Uma a duas taças de vinho por dia fazem bem ao coração por conter flavonoides, uma substância antioxidante que protege as células contra o envelhecimento e protege o coração de doenças cardiovasculares.”, explica a especialista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vinho tinto sendo colocado em uma taça (Foto: Reprodução/ Internet)
Mas segundo um estudo publicado na revista científica Jama Network, uma taça de vinho tinto por dia não faz tão bem quanto se espera à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o ser humano, em alguns casos, não tem moderação, portanto, o consumo médio ou alto da bebida alcoólica pode causar o efeito oposto ao que se espera.
De acordo com a publicação de estudiosos, o hábito de consumo excessivo pode ocasionar em doenças, dentre elas, patologias cardíacas e neurológicas, mas lembrando, em pessoas que consomem além da medida.
Beber vinho tinto, de maneira social, não apresenta efeitos negativos. Fazer disto sua ‘fonte da juventude’ ou ‘saúde eterna’, também não é das opções mais recomendáveis.
+Se você tem esta Moeda de R$ 1 fique sabendo que ela pode valer até R$ 10 mil reais
Caso você beba o vinho tinto, use sempre de moderação e pratique exercícios e uma alimentação adequada para que possa incluí-lo como seu elixir de longevidade e boa saúde.
E atenção! Se você está grávida ou faz uso de medicamentos controlados, consulte sempre seu médico antes de ingerir o vinho tinto, em muitos casos, isto não é recomendado, mas é sempre bom ter a opinião precisa de um especialista.
Pessoa tomando uma garrafa da bebida alcóolica (Foto: Reprodução/ Internet)
+Luciano Huck perde o chão no Domingão com atitude de Heloísa Périssé: “O que é isso?”
O que pode substituir o vinho e fazer bem à saúde?
A tal substância que traz bem-estar ao organismo, os flavonoides, não é somente encontrada no vinho tinto, mas pode estar em sucos concentrados de uva, morango, maça, romã, blueberry e outras frutas de cores rubras.
Os flavonoides também estão presentes em soja, linhaça, nozes, couve, brócolis, cebolas e espinagfre, por exemplo. Portanto, se você não ingere bebida alcóolica, ou quer evitar o uso do vinho tinto, estas são boas opções.