Mudanças PARA MELHOR em 2024: Documento de Identidade (RG) trará UNIFICAÇÃO de dados, INCLUSÃO e novo NOME
28/11/2023 às 8h58
Acredite se quiser, mas o documento de RG (Registro Geral) está de cara nova e promete trazer mudanças significativas aos brasileiros em 2024. Mais moderno e cheio de funcionalidades, a nova versão do documeto de identificação se chama CIN (Carteira de Identidade Nacional).
O novo RG, ou melhor dizendo, o documento CIN, trará suas versões impressa em papel, como de costume, quanto a versão digital da identificação do brasileiro, tal qual acontece nos últimos anos com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A partir de agora, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) é o número de identificação do CIN, portanto, isso evita que uma única pessoa tenha diversos números de RG, uma em cada estado. A nova modalidade do documento vem com a unificação do sistema de identidade no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Aliás, a unificação do antigo RG ao número de CPF ainda combate possíveis fraudes e simplifica o acesso a prontuários do SUS, Bolsa Família, registro no INSS, alistamento militar, eleitoral e comprovante de votação.
O CIN ainda traz inclusão social, ou seja, traz um campo único para o nome, sem distinção alguma de nome de registro civil ou nome social, além de não indicar o sexo do titular. Muito seguro, o novo RG ainda vem com um QR Code que verifica a autenticidade online, além de saber se o documento foi furtado ou extraviado.
+Dor, febre e convulsão: As 2 marcas de frango PROIBIDAS pela ANVISA e arrancadas dos mercados
Até o código padrão internacional, o MRZ, vem no documento CIN. Portanto, o novo RG se transforma em um documento de viagem válido. Inclusive, é bom ressaltar que se você fez um novo documento RG recentemente, ele terá validade máxima até 28 de fevereiro de 2032.
A partir de 2024, somente o CIN será emitido, então se você tem o RG antigo em validade determinada no verso, fique tranquilo, não há obrigatoridade e nem necessidade neste momento de mudar a documentação. Agora se você precisar emitir um RG novo, por perda, roubo, extravio, mudança de dados, o CIN será sua nova documentação.
+Dica de BELEZA HOJE (27): Retarde o ENVELHECIMENTO usando essa FRUTA FRESCA que REATIVA o colágeno
Qual é a validade do CIN?
O CIN tem validade de 5 anos para os menores de 12 anos; validade de 10 anos às pessoas entre 12 e 59 anos; e validade indeterminada aos brasileiros acima de 60 anos.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.