Com valores exorbitantes, restituição do IRPF tem penúltimo lote confirmado
22/08/2023 às 0h12
Saiba os detalhes sobre o pagamento do penúltimo lote do IRPF
Falta muito pouco para que os contribuintes que estão em situação regular com a Receita Federal tenham acesso a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Dividida em cinco lotes, três pagamentos já foram realizados este ano, beneficiando pouco mais de 14,8 milhões de pessoas.
Agora, o penúltimo lote já ganhou data para ser pago. O mais recente lote de pagamentos da restituição do IRPF, no mês de julho, beneficiou 5,6 milhões de pessoas. Além daqueles com prioridade legal como idosos, pessoas com deficiência e que vivem de renda do magistério, outros públicos foram inclusos, como quem entregou a declaração pré-preenchida, optou por ser restituído via PIX e enviou a declaração até o mês de março.
+ INSS anuncia medida para beneficiar segurados com dinheiro extra; confira as novidades
E com o penúltimo pagamento marcado para o mês de agosto, continuam recebendo aqueles com prioridade legal e que seguiram as recomendações da Receita Federal. Porém, devem ser beneficiados principalmente quem enviou a declaração a partir do final de março.
Quanto mais o contribuinte demora para enviar o documento, mais ele demora para receber a restituição, Ao todo foram recebidas 41 milhões de declarações do Imposto de Renda, porém, nem todas devem ser restituídas pela Receita Federal. Para poder receber a restituição do IRPF, vai ser preciso ter declarado gastos dedutíveis, ou seja, consumos que dão direito a descontos na tributação.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O cálculo, ao ser feito, o Fisco considera quanto precisa ser devolvido ao contribuinte. Para poder saber se foi contemplado pelo 4º lote da restituição do IRPF, o cidadão deve fazer a consulta em um dos portais da Receita Federal.
A verificação é liberada uma semana antes do pagamento, e como o dinheiro cai na conta em 31 de agosto, a consulta fica disponível no dia 24 de agosto, na próxima quinta-feira.
+ ATENÇÃO! Nubank faz alerta importante sobre o Desenrola; saiba mais
Aos que corrigiram algum erro que estava pendente na declaração, já pode ser incluso neste próximo lote. Para fazer a verificação basta apenas acessar o site da Receita Federal, clicando em Imposto de Renda. Após isso, escolha Consultar Restituição, informe o CPF e a data de nascimento.
Já se for pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, faça o login, escolha a opção de Consultar Restituição e informe o ano de envio do documento.
Aos que não forem beneficiados no lote, mesmo tendo enviado a declaração dentro do prazo, deverá consultar se caíram na malha fina e precisam corrigir algum dado para pode ter acesso ao pagamento.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.